Resumo |
A disciplina de Ecologia Básica BIO131, oferecida para estudantes de diversas áreas da Universidade Federal de Viçosa, conta com estratégias de aprendizagem ativa que visam a construção de espaços formais de aprendizagem centrados no aluno. No segundo semestre de 2019, foram utilizadas três tarefas de aprendizagem ativa na disciplina (i) sabatinas quinzenais, respondidas online; (ii) exercícios em grupo, resolvidos em sala semanalmente; e (iii) trabalho extraclasse, apresentado em grupo no final do semestre. A implementação de estratégias de aprendizagem ativas de forma efetiva necessita que os estudantes estejam satisfeitos com os processos de ensino-aprendizagem ao qual estão inseridos. Nesse sentido, este trabalho almejou avaliar a percepção dos estudantes quanto a contribuição das estratégias de aprendizagem ativa no seu aprendizado. Como meio para recolher as impressões dos estudantes a respeito das estratégia de aprendizagem ativa utilizadas ao longo do segundo período letivo 2019, foi realizado um questionário respondido via Google Forms por 87 estudantes que cursaram a disciplina. Todas as respostas seguiram escala Likert com seis níveis variando de 0 (nada) a 5 (muito). Os estudantes responderam para cada uma das atividades “o quanto acham que contribuíram para seu aprendizado”. Os estudantes foram amalgamados em quatro grupos, a partir da similaridade de suas respostas, utilizando SOM (Self-organizing Map), uma estratégia de Inteligência Artificial. Para cada grupo utilizou-se teste t para identificar se a pontuação média de cada uma das atividades diferiu da média de cada uma das outras. O amalgamento resultou nos grupos G1=35, G2=24, G3=16 e G4=12 estudantes. O grupo G1 se destaca por pontuações maiores que a média geral e superioridade (média=3,55 e p<0,05) dos exercícios em grupo em detrimento às demais atividades. O grupo G2 também expressa preferência (média=3,58 e p<0,02) pelos exercícios em grupo. No grupo G3 não foi encontrado preferência significativa por uma ou outra atividade. O grupo G4 pode ser caracterizado por baixa pontuação para todas as atividades (média<2,17) além da ausência de diferença significativa entre a pontuação média das atividades. Em todos os grupos que houve diferença significativa entre a contribuição das atividades de aprendizagem ativa o trabalho extraclasse foi a atividade que menos contribui para o aprendizado, segundo os estudantes. O exercícios em sala resolvidos em grupo foram a atividade mais bem avaliada pelos estudantes, no entanto, não foram todos os grupos que tiveram preferência significativa por esta atividade. Apesar de três dos quatro grupos darem pontuações próximas à média geral, as baixas pontuações médias relativas ao grupo G4 revela que para alguns estudantes, a contribuição das atividades ativas para o aprendizado é pequena. As diferenças entre as preferências de cada grupo indicam que os estudantes podem ser melhor representados se analisados em grupos menores. |