“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14485

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Inteligência Artificial
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Elizabeth Regina Alfaro Espinoza
Orientador CARLOS FRANKL SPERBER
Outros membros Júlia Diniz Silva, Leticia Lourenco Ferreira, Lucas Ferreira Paiva, Victor de Paula Scutari
Título Uso de Inteligência Artificial para avaliar a perceção dos estudantes sobre aprendizagem ativa no ensino de Ecologia
Resumo A disciplina de Ecologia Básica BIO131, oferecida para estudantes de diversas áreas da Universidade Federal de Viçosa, conta com estratégias de aprendizagem ativa que visam a construção de espaços formais de aprendizagem centrados no aluno. No segundo semestre de 2019, foram utilizadas três tarefas de aprendizagem ativa na disciplina (i) sabatinas quinzenais, respondidas online; (ii) exercícios em grupo, resolvidos em sala semanalmente; e (iii) trabalho extraclasse, apresentado em grupo no final do semestre. A implementação de estratégias de aprendizagem ativas de forma efetiva necessita que os estudantes estejam satisfeitos com os processos de ensino-aprendizagem ao qual estão inseridos. Nesse sentido, este trabalho almejou avaliar a percepção dos estudantes quanto a contribuição das estratégias de aprendizagem ativa no seu aprendizado. Como meio para recolher as impressões dos estudantes a respeito das estratégia de aprendizagem ativa utilizadas ao longo do segundo período letivo 2019, foi realizado um questionário respondido via Google Forms por 87 estudantes que cursaram a disciplina. Todas as respostas seguiram escala Likert com seis níveis variando de 0 (nada) a 5 (muito). Os estudantes responderam para cada uma das atividades “o quanto acham que contribuíram para seu aprendizado”. Os estudantes foram amalgamados em quatro grupos, a partir da similaridade de suas respostas, utilizando SOM (Self-organizing Map), uma estratégia de Inteligência Artificial. Para cada grupo utilizou-se teste t para identificar se a pontuação média de cada uma das atividades diferiu da média de cada uma das outras. O amalgamento resultou nos grupos G1=35, G2=24, G3=16 e G4=12 estudantes. O grupo G1 se destaca por pontuações maiores que a média geral e superioridade (média=3,55 e p<0,05) dos exercícios em grupo em detrimento às demais atividades. O grupo G2 também expressa preferência (média=3,58 e p<0,02) pelos exercícios em grupo. No grupo G3 não foi encontrado preferência significativa por uma ou outra atividade. O grupo G4 pode ser caracterizado por baixa pontuação para todas as atividades (média<2,17) além da ausência de diferença significativa entre a pontuação média das atividades. Em todos os grupos que houve diferença significativa entre a contribuição das atividades de aprendizagem ativa o trabalho extraclasse foi a atividade que menos contribui para o aprendizado, segundo os estudantes. O exercícios em sala resolvidos em grupo foram a atividade mais bem avaliada pelos estudantes, no entanto, não foram todos os grupos que tiveram preferência significativa por esta atividade. Apesar de três dos quatro grupos darem pontuações próximas à média geral, as baixas pontuações médias relativas ao grupo G4 revela que para alguns estudantes, a contribuição das atividades ativas para o aprendizado é pequena. As diferenças entre as preferências de cada grupo indicam que os estudantes podem ser melhor representados se analisados em grupos menores.
Palavras-chave estratégias de aprendizagem, self-organizing-map, ensino superior
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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