“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Orientações Gerais - Submissão de Trabalhos

>>> Não haverá apresentação ao vivo dos trabalhos. 

Os vídeos e painéis ficarão disponíveis na semana de

realização do SIA UFV Virtual 2020, de 19 a 24-10-2020,

para acesso público e para os avaliadores. <<<


I- Prazos:

  • Inscrição geral de participantes para todos os fins (submissão de trabalhos, participação em minicursos, palestras, SIACult e demais atividades): 03-8-2020 a 19-10-2020;
  • Submissões de trabalhos: 03-8-2020 a 27-8-2020; ENCERRADO
  • Verificação e aprovação pelo orientador: 03-8-2020 a 03-9-2020; ENCERRADO 
  • Avaliação dos resumos pela Comissões da UFV: 08-9-2020 a 24-9-2020; ENCERRADO
  • Resultado preliminar das avaliações: 25-9-2020; ENCERRADO
  • Encaminhamento de recursos para resumos não aprovados: 25-9-2020 a 29-9-2020; (sia@ufv.br); ENCERRADO
  • Resultado final das avaliações dos resumos submetidos: 02-10-2020; ENCERRADO


II- Orientações gerais para submissão dos resumos:

1. O resumo e o trabalho final no formato escolhido deverão ser submetidos no site do evento, na aba "Inscrição - Submissão de trabalhos" até 27-8-2020.

2. Após a submissão do resumo e do trabalho pelo participante, é obrigatório o acesso do orientador indicado, a fim de verificar as informações inseridas, o arquivo do painel, ou link do vídeo submetido, efetuar as correções necessárias, e APROVAR ou REPROVAR a Submissão. A reprovação, por parte do orientador, exclui o trabalho do evento. Não serão aceitas alterações posteriores.

3. Uma vez Aprovado pelo orientador, o resumo submetido irá para análise da Comissão docente da UFV responsável pela primeira avaliação. Resumos avaliados com nota menor que 60 não serão apresentados no evento.

4. Para os resumos com nota inferior a 60, será cabível apresentação de recurso, que deverá ser encaminhado via e-mail (sia@ufv.br), com o título: “RECURSO RESUMO (número de ID da submissão)”, exclusivamente pelo primeiro autor do trabalho.



III. Normas para elaboração e submissão do resumo:

1. O TÍTULO deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido exatamente igual no formato escolhido (PAINEL ou VÍDEO LIVRE). Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.

2. O PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível médio, de graduação ou pós-graduação. O estudante poderá apresentar somente 1 (um) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em submetê-lo no sistema. A equipe de trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.

3. O SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a), que poderá ter, no máximo, 8 trabalhos sob sua orientação.

4. O RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide tópico III, item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.

5. Conteúdo dos resumos:

- Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.

- Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.

- Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.

6. Feito o resumo, o autor deverá conferir todos os dados e, se necessário, proceder às correções antes do encaminhamento definitivo. Não será realizada qualquer correção após o prazo de submissão. O certificado será emitido conforme as informações inseridas no sistema. A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.


IV. Normas de submissão e apresentação dos trabalhos:

1. Serão DOIS os formatos de apresentação de trabalho: PAINEL ou VÍDEO LIVRE.

2. No momento da submissão do resumo, o autor e seu orientador deverão escolher o formato de apresentação do trabalho e inserir o arquivo em PDF, no caso da apresentação de PAINEL ou o link, no caso da apresentação em VÍDEO LIVRE.

3. Os resumos enviados sem os respectivos arquivos serão automaticamente desclassificados.

4. Trabalhos encaminhados por e-mail ou outro meio de comunicação serão automaticamente desclassificados.

5. Somente os trabalhos apresentados em formato VÍDEO LIVRE entrarão na seleção para premiação.

6. A escolha, confecção e submissão do material é de inteira responsabilidade do autor e de seu orientador.


a. Formato PAINEL:

a.1 Caso opte pelo formato PAINEL, o autor deverá submeter, juntamente com o resumo, um arquivo em PDF com o documento.

a.2 O PAINEL deverá ser elaborado, OBRIGATORIAMENTE, nos padrões do modelo disponibilizado no item a.2.1 e de acordo com as especificações listadas no item a.3 e seguintes, podendo ser adequado a cada caso específico.

a.2.1 Modelo Painel SIA UFV Virtual 2020

a.3 O PAINEL deverá conter:

a.3.1 Cabeçalho padrão;

a.3.2 Título do trabalho, idêntico ao do resumo;

a.3.3 Nome dos autores, respectivos departamentos/instituições e seus e-mails;

a.3.4 Área temática e grande área;

a.3.5 Categoria do trabalho (Ensino, Pesquisa ou Extensão);

a.3.6 A redação e disposição dos textos no PAINEL deverá seguir o previsto no Tópico III, item 5 deste documento, a depender da categoria escolhida. Se essencial, poderão constar as principais referências bibliográficas e menção ao órgão financiador;

a.3.7 Poderão ser inseridos figuras, fotos, tabelas ou outros recursos gráficos, caso seja necessário.

a.4 O PAINEL deverá ser elaborado na orientação vertical e disposto em UMA página, somente. Nos textos, sugere-se o uso da fonte book antiqua n.36.

a.5 O arquivo deve ser salvo em formato PDF, com tamanho máximo de 5mb e encaminhado no momento da submissão de resumo.

a.6 Não será permitida alteração ou substituição de arquivo após a submissão do resumo por parte do autor.

a.7 Todos os resumos submetidos para apresentação no formato PAINEL, desde que aprovados pelo orientador e pela Comissão Docente da UFV, serão apresentados nesse formato.

a.8 Os PAINÉIS ficarão expostos virtualmente no site www.sia.ufv.br, durante os dias de realização do evento.


b. Formato VÍDEO LIVRE:

b.1 Caso opte pelo formato VÍDEO LIVRE, o autor deverá gravar a mídia em programa de sua preferência, sendo sugerido o Youtube, e inserir o link no campo indicado no momento da submissão do resumo.  Após a submissão, o acesso ao link deve ser livre e aberto. Em caso de exigência de login ou qualquer outro tipo de cadastro para visualização, o trabalho não será avaliado e será atribuída a nota 0.

b.2 Todos os resumos submetidos para apresentação no formato VÍDEO LIVRE, desde que aprovados pelo orientador e pela Comissão Docente da UFV, serão apresentados nesse formato.

b.3 O vídeo deverá ser apresentado OBRIGATORIAMENTE pelo PRIMEIRO AUTOR, podendo haver a participação de outros membros da equipe, desde que indicados no momento da submissão do resumo.

b.4 O título do VÍDEO LIVRE deverá remeter ao do resumo submetido.

b.5 A duração do VÍDEO LIVRE deverá ser de, no máximo, 10 minutos.

b.7 Logo no início, os participantes do VÍDEO LIVRE deverão apresentar-se, indicando nome completo e instituição de origem.

b.8 Para confecção do VÍDEO LIVRE, o autor deverá seguir as instruções indicadas nos links abaixo:

Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa - Parte 1

Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa - Parte 2

Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa - Parte 3

b.9 Não será permitida alteração ou substituição de arquivo após a submissão do resumo por parte do autor e sua aprovação pelo orientador.


V. Quaisquer outros fatores não previstos nesse documento serão definidos pela Comissão Coordenadora do evento.



ATENÇÃO

O participante e seu orientador se responsabilizam pelo conteúdo, dentro dos padrões éticos e morais, e autorizam a UFV, em caráter irretratável e irrevogável, a utilizar e veicular as imagens do painel e/ou vídeo, para fins de publicidade institucional e/ou de produtos, sem qualquer limitação de número de inserções e reproduções; utilizar e veicular as fotografias acima referidas no site da UFV na Internet, nas redes Intranet e Extranet; utilizar as fotografias e vídeos na produção de quaisquer materiais publicitários e promocionais para fins de divulgação, dentre outros, a serem veiculados, no Brasil e/ou no exterior, em quaisquer veículos, formatos e mídia (televisão, cinema, mídias impressa e alternativa, etc.), sem limitação de número de inserções e reproduções, dentre outros.

A concessão de autorização não será remunerada, tendo tão somente o objetivo de divulgação e popularização da ciência, e possui caráter irretratável e irrevogável.


Gerado em 0,42 segundos.