“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14393

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Geociências
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lucas Ramos de Aguilar
Orientador ITALO OLIVEIRA FERREIRA
Outros membros Felipe Catão Mesquita Santos, Laura Coelho de Andrade, Victória Gibrim Teixeira
Título Detecção automatizada de saltos de posicionamento em dados de batimetria monofeixe
Resumo Em hidrografia, a batimetria representa a medição de profundidades de massas de água, como mares, rios e lagos e o crescente desenvolvimento tecnológico nessa área, vem proporcionando a coleta de dados batimétricos com alto grau de acurácia posicional e em tempo real. Mesmo assim, é impossível eliminar integralmente as incertezas de quaisquer conjuntos de dados batimétricos. Nesse contexto, essas observações inconsistentes são conhecidas como tops, aos quais podem ser entendidos como erros ou saltos de posicionamento presentes nas informações batimétricas e estes ocorrem devido, especialmente, às incertezas posicionais inerentes ao posicionador e embarcação, incertezas proporcionadas pelas condições do ambiente e a configuração dos satélites no instante da coleta, latência do sistema, entre outros. Num cenário atual, a busca por saltos de posicionamento ainda é realizada manualmente, sendo um processo moroso e, por vezes, bastante subjetivo. Diante disso, o presente estudo objetiva a utilização de ferramentas de modelagem matemática e computacional robusta (softwares livres e linguagens de programação), aplicando princípios da estatística espacial, para a o desenvolvimento de um método para detecção semiautomática de saltos de posicionamento, a partir de dados reais coletados com recurso a um sistema de batimetria monofeixe. A metodologia baseou-se nos pressupostos da S-44 - Especificações da Organização Hidrográfica Internacional para Levantamentos Hidrográficos, e foi toda implantada em ambiente Scilab, na sua versão atual (6.1.0), programa escolhido pela disponibilidade gratuita e por facilitar a manipulação e análise dos dados. Visando validar o algoritmo desenvolvido, ainda foram utilizados os mesmos dados batimétricos e linhas de sondagem com o objetivo de submetê-los à outro processamento convencional de detecção de saltos posicionais no software Hypack, ao qual exige o trabalho manual para o desenvolvimento de critérios de avaliação de erro de posicionamento e ainda é utilizado com frequência por pesquisadores da área. Por meio dos experimentos realizados nesses ambientes, evidenciou-se uma diminuição significativa no tempo de processamento das linhas levantadas comparativamente a um processamento manual. Quanto a acurácia numérica de saltos de posição identificados, observou-se uma redução considerável do algoritmo em relação ao teste comparativo, tornando o processamento mais objetivo e pragmático, ao se observador critérios posicionais de cada ponto identificado para posterior eliminação de todos os saltos de posicionamento. A pesquisa também mostrou-se aplicável no reconhecimento de profundidades espúrias (spikes), oportunizando, posteriormente, a eliminação destes de maneira automatizada.
Palavras-chave dados batimétricos, saltos de posicionamento, linhas de sondagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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