“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13959

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Álgebra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Lucas Mendes Viana
Orientador LUIS FELIPE GONCALVES FONSECA
Título Equações diofantinas.
Resumo Diofanto de Alexandria foi um importante matemático do século III d.C. É importante dizer que ele foi um dos primeiros matemáticos da história a introduzir símbolos a álgebra. Diofanto, dentre varias coisas, estudava equações que hoje conhecemos como Equações Diofantinas que são equações da forma

ax + by = c.


Em que os termos da equação são todos termos inteiros e x e y são variáveis. Além da citada equação, existem outras variações desta equação. Neste material iremos ver alguns exemplos desta variações.

Neste trabalho veremos alguns tipos e variações de equações diofantinas lineares, tais como, as congruências de grau 2, as ternas pitagóricas e as equações de Pell. Também veremos alguns teoremas como o Teorema de Lagrange e alguns casos do Último Teorema de Fermat. Primeiramente veremos as congruências de grau 2 , o símbolo de Legendre e as suas propriedades. Por fim veremos o Teorema da Reciprocidade Quadrática. Posteriormente veremos as ternas pitagóricas. Dando continuidade estudaremos as Equações de Pell(x2 - Dy2 =1). Apresentaremos o problema de Warring e forneceremos uma prova para o Teorema de Lagrange. Este teorema diz que todo número natural n pode ser escrito como a soma de quatro quadrados. Por último veremos dois casos do Último Teorema de Fermat (xn + yn = zn), os casos n = 3 e n = 4.

Sejam a, b e c inteiros, a terna (a,b,c) é pitagórica se :
a2 + b2 = c2.

Uma terna é dita primitiva se o mdc(a,b,c)=1. O nosso objetivo é achar resoluções para este tipo de ternas tendo em vista que as demais ternas são múltiplas de primitivas.

Último Teorema de Fermat

A equação xn + yn = zn, não possui solução em inteiros positivos quando n é um número natural é maior que 2.

Este teorema, enunciado por Fermat em 1637, intrigou, por muitos e muitos anos, varios matemáticos como Leonard Euler, Legendre e Sophie Germain. Somente em 1995 Andrew Wiles, com apoio de Richard Taylor, conseguiu provar o teorema.
Estas são apenas algumas das coisas que verão neste trabalho.
Palavras-chave Equações Diofantinas, Último Teorema de Fermat, ternas pitagóricas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.