“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 12948

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de produção
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Amanda Bimbato Bettoni
Orientador THIAGO HENRIQUE NOGUEIRA
Outros membros Gustavo Tiradentes de Oliveira Mendes
Título O problema do sequenciamento de caminhões em um centro de crossdocking com máquinas flexíveis
Resumo O problema de produção e entrega integrada em máquinas de lotes paralelos com tamanhos de trabalhos e tempos de processamento genéricos é uma questão importante de logística. Uma operação integrada e eficiente é um fator crítico para minimizar os custos e aumentar a sensibilidade dos clientes. Consiste em tarefas de cronograma em máquinas idênticas e paralelas de processamento em lotes com o objetivo de obter lucros para trabalhos de entrega. Os caminhões pegam os trabalhos em determinados momentos no horizonte de planejamento. Portanto, o objetivo é encontrar um cronograma de produção e entrega que maximize o lucro total. Foi proposto uma formulação matemática para o problema. Além disso, duas heurísticas polinomiais são propostas e analisadas. Os primeiros, denominados RKP, visam obter soluções relaxadas, enquanto o último, denominado CMFFDA visa obter soluções viáveis. A heurística polinomial supera as formulações matemáticas para instâncias de tamanho pequeno, moderado e grande. Para a validação do modelo desenvolvido utilizou-se um conjunto com 360 instâncias. A geração das instâncias foi baseada em Li et al. (2015). Elas foram obtidas através de 5 repetições de um conjunto com 72 configurações. O tamanho da tarefa varia de 1 até 40, o lucro por tarefa pode ir de 1 até 100 e o tempo de processamento está entre 1 e 6. O prazo de entrega mínimo é o menor tempo de entrega e o máximo é o maior tempo de entrega multiplicado por 1,4. O número mínimo de veículos é um e a capacidade de cada máquina é 40. Já a capacidade do veículo deve atender 80% das tarefas existentes. No problema estudado os parâmetros tempo de processamento, prazo de entrega e intervalo de entrega possuem valores inteiros e os demais valores reais. Baseando nas soluções do Modelo Matemático e das heurísticas propostas por esse trabalho (RKP e CMMDPA), limitados ao tempo de execução em 1000 segundos, o modelo matemático R0 relaxado a integralidade apresenta um GAP médio de 2,9% com tempo de execução de 2 segundos. A solução viável com limite de execução de 1000 segundos, apresenta GAP médio de 1,6% com tempo de 460 segundos. Quando se compara o modelo R0 aos métodos propostos é possível afirmar que o GAP médio da heurística de relaxação proposta RKP é de 2,7%. A heurística para geração de solução viável CMMFDA, obtêm Gap médio igual a 0,5% com tempo médio de 56 segundos. Destaca-se que a heurística CMMFDA apresenta resultados melhores em cerca de 60% das instâncias. Considerando instâncias com maior número de tarefas, n >= 60, o Gap médio do método proposto é 0,8% para a heurística proposta com tempo médio de 112 segundos. Ainda para essas instâncias o GAP do modelo matemático R0 apresenta comportamento exponencial, o que não acontece tão bruscamente com o método CMMFDA. É importante frisar que para qualquer tamanho de n, a heurística CMMFDA exige tempo inferior ao modelo matemático.
Palavras-chave Máquinas de lotes paralelos, produção-entrega coordenada, Heurísticas.
Forma de apresentação..... Vídeo
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