"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20068

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Marcela Rocha de Sá
Orientador FLAVIA RUSSO SILVA PAIVA
Título Educação integral e(m) tempo integral escolar: uma análise das produções acadêmicas do curso de Pedagogia da UFV no período de 2007 - 2022
Resumo Este trabalho consiste em uma pesquisa em desenvolvimento, ainda em fase inicial, que tem como objeto de estudo a educação integral e(m) tempo integral escolar. É importante explicar a distinção entre a educação integral do tempo integral, uma vez que as terminologias não são sinônimas e nem necessariamente estarão sempre articuladas. A educação integral pode ser interpretada como uma concepção pedagógica que considera a formação dos sujeitos em suas diferentes dimensões, estabelecendo uma articulação entre as aprendizagens escolares e as aprendizagens da vida social, a partir do envolvimento de diversos atores (COELHO, 2009). Quanto ao tempo integral, refere-se ao quantitativo de horas de atividades escolares ofertadas aos estudantes. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva identificar e analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Viçosa, que abordaram a temática da educação integral escolar e do tempo integral, apresentados entre os anos de 2007 a 2022. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta caráter eminentemente qualitativo e está sendo realizada a partir de um levantamento das produções acadêmicas (artigo ou monografia) no banco de dados da Biblioteca Setorial do Departamento de Educação da UFV. Para analisar os trabalhos selecionados, utilizaremos da metodologia de análise de conteúdo temática. Vale pontuar que à princípio, partimos da hipótese de que a temática da educação integral e(m) tempo integral escolar não é comumente abordada no cotidiano do curso de Pedagogia da UFV por diferentes motivos. Supomos que não existem muitas produções acadêmicas sobre esse tema, pois em Minas Gerais não temos a “cultura do tempo integral” como observamos em outros estados que tiveram experiências significativas ao longo da história. De qualquer forma, nos propomos a investigar os possíveis fatores para a pouca abordagem do tema e analisar as motivações dos autores que produziram sobre a temática no curso, no período indicado.

COELHO, Lígia M. C. da C. História (s) da educação integral. Em Aberto, v. 21, n. 80, 2009.
Palavras-chave Educação integral, Tempo integral, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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