"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Orientações Gerais - Submissão de Trabalhos

I. Prazos:

  • Inscrição geral de participantes: 05/06/2023 a 23/10/2023;
  • Submissão dos Resumos dos Trabalhos: 05/06/2023 a 13/07/2023;
  • Verificação e aprovação dos Resumo pelo orientador/orientadora: 05/06/2023 a 20/07/2023;
  • Avaliação dos Resumos pelas Comissões da UFV: 24/07/2023 a 24/08/2023;
  • Resultado preliminar da avaliação dos Resumos: 28/08/2023;
  • Encaminhamento de recursos para Resumos não aprovados: 28/08/2023 a 04/09/2023 (sia2023@ufv.br);
  • Resultado final da avaliação dos Resumos submetidos: 12/09/2023;
  • Submissão da Apresentação (Painel ou Vídeo): 18/09/2023 a 03/10/2023.


II. Resumos - Orientações

a. Submissão e Etapas para Aprovação

1. O Resumo deverá ser submetido no site do evento, na aba "Inscrição - Submissão de trabalhos" até o dia 13/07/2023.

2. Após a submissão do Resumo pelo participante, é obrigatório o acesso do orientador indicado para verificar as informações inseridas, efetuar as correções necessárias, e APROVAR ou REPROVAR a Submissão. A reprovação, por parte do orientador, exclui o trabalho do evento. Não serão aceitas alterações posteriores após a aprovação ou reprovação pelo orientador.

3. Uma vez Aprovado pelo orientador, o resumo submetido seguirá para análise da Comissão da UFV responsável pela primeira avaliação. Resumos avaliados com nota menor que 60 não serão apresentados no evento.

4. Para os resumos com nota inferior a 60, será cabível apresentação de recurso, que deverá ser encaminhado, exclusivamente pelo primeiro autor do trabalho, via e-mail (sia2023@ufv.br), com o título: “RECURSO RESUMO (número de ID da submissão)”.

5. No momento da submissão do Resumo, o primeiro autor, em acordo com o orientador, deverá escolher a modalidade de Apresentação (Painel ou Vídeo, escolher apenas uma das duas opções. Não será possível alteração da opção posteriormente), porém o cadastro da Apresentação do trabalho será realizado somente após a aprovação do Resumo pelas Comissões, na data indicada no Cronograma do evento (Vide item III).

b. Resumo - Normas para Elaboração

1. O TÍTULO deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido exatamente igual no formato escolhido de Apresentação do trabalho (PAINEL ou VÍDEO LIVRE). Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.

2. O PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível médio, de graduação ou pós-graduação. O estudante poderá apresentar somente um (1) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em submetê-lo no sistema. A equipe de trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.

3. O SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a), que poderá ter, no máximo, oito (8) trabalhos sob sua orientação.

4. O RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide tópico III, item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.

5. Conteúdo dos resumos:
- Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.
- Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.
- Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.

6. Feito o resumo, o autor deverá conferir todos os dados e, se necessário, proceder às correções antes do encaminhamento definitivo. Não será realizada qualquer correção após o prazo de submissão. O certificado será emitido conforme as informações inseridas no sistema. A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.

III. Apresentação dos Trabalhos - Normas de Elaboração e Submissão

1. Serão DOIS os formatos de apresentação de trabalho disponíveis: PAINEL ou VÍDEO LIVRE, e a escolha do formato da apresentação deverá ser realizada no momento da Submissão do Resumo (escolher apenas uma das duas opções. Não será possível alteração da opção posteriormente).

2. Na data indicada para Cadastrar a Apresentação no sistema, o primeiro autor, em comum acordo com o orientador, deverá inserir o arquivo em PDF, no caso da apresentação de PAINEL ou o link, no caso da apresentação em formato VÍDEO LIVRE. O botão "Cadastrar Apresentação" continuará ativo durante todo o período de cadastro das apresentações, mesmo após o participante já ter realizado a sua submissão.

3. A submissão da Apresentação no sistema será realizada pelo primeiro autor após a aprovação do Resumo pelas Comissões da UFV, no prazo indicado no cronograma.

4. Apresentações de Trabalhos encaminhadas por e-mail ou outro meio de comunicação serão desconsideradas. A submissão deverá ser feita diretamente, e exclusivamente, no sistema do SIA.

5. Somente os trabalhos apresentados em formato VÍDEO LIVRE participarão da seleção para premiação.

6. A escolha, confecção e submissão do material de Apresentação do Trabalho é de inteira responsabilidade do autor e de seu orientador.

a. Formato PAINEL:

a.1 Caso opte pelo formato PAINEL, o autor deverá submeter um arquivo em PDF com o documento.

a.2 O PAINEL deverá ser elaborado, OBRIGATORIAMENTE, nos padrões do modelo disponibilizado no item a.2.1 e de acordo com as especificações listadas no item a.3 e seguintes, podendo ser adequado a cada caso específico.

a.2.1 Modelo Painel SIA UFV Virtual 2023

Modelo de Painel SIA 2023.

> Para baixar o modelo pelo Google Chrome:
. Clicar no link com o botão direito do mouse;
. Selecionar "Salvar link como..."
. Salvar o modelo.

> Para baixar o modelo por outros navegadores:
. Clicar no link com o botão esquerdo do mouse.

a.3 O PAINEL deverá conter:

    a.3.1 Cabeçalho padrão;

    a.3.2 Título do trabalho, idêntico ao do Resumo;

    a.3.3 Nome dos autores, respectivos departamentos/institutos/outras instituições e seus e-mails;

    a.3.4 Área temática e grande área;

    a.3.5 Categoria do trabalho (Ensino, Pesquisa ou Extensão);

    a.3.6 A redação e disposição dos textos no PAINEL deverá seguir o previsto no Tópico IIb, item 5 deste documento, a depender da categoria escolhida. Se essencial, poderão constar as principais referências bibliográficas e menção ao órgão financiador;

    a.3.7 Poderão ser inseridos figuras, fotos, tabelas ou outros recursos gráficos, caso seja necessário.

a.4 O PAINEL deverá ser elaborado na orientação vertical e disposto em UMA página, somente. Nos textos, sugere-se o uso da fonte Calibri, tamanho 36.

a.5 O arquivo deve ser salvo em formato PDF, com tamanho máximo de 5mb e submetido no sistema do SIA pelo primeiro autor no prazo indicado no cronograma, após a aprovação do Resumo.

a.6 Não será permitida alteração ou substituição de arquivo após a submissão da Apresentação por parte do autor.

a.7 Os PAINÉIS ficarão expostos virtualmente no site www.sia.ufv.br durante os dias de realização do evento.

b. Formato VÍDEO LIVRE:

b.1 Caso opte pelo formato VÍDEO LIVRE, o autor deverá gravar a mídia em programa de sua preferência, sendo sugerido o Youtube, e inserir o link no campo indicado no momento do Cadastro da Apresentação. Após a submissão, o acesso ao link deverá estar livre e aberto. Em caso de exigência de login ou qualquer outro tipo de cadastro para visualização, o trabalho não será avaliado e será atribuída a nota 0.

b.2 Todos os resumos submetidos para apresentação no formato VÍDEO LIVRE, desde que aprovados pelo orientador e pela Comissão Docente da UFV, serão apresentados nesse formato.

b.3 O vídeo deverá ser apresentado OBRIGATORIAMENTE pelo PRIMEIRO AUTOR, podendo haver a participação de outros membros da equipe, desde que indicados no momento da submissão do resumo.

b.4 O título do VÍDEO LIVRE deverá remeter ao do resumo submetido.

b.5 A duração do VÍDEO LIVRE deverá ser de, 10 minutos, no máximo.

b.7 Logo no início, os participantes do VÍDEO LIVRE deverão apresentar-se, indicando nome completo e instituição de origem.

b.8 Para confecção do VÍDEO LIVRE, o autor deverá seguir as instruções indicadas nos links abaixo:

    Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa - Parte 1
    Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa - Parte 2
    Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa - Parte 3

b.9 Não será permitida alteração ou substituição de arquivo após a submissão da Apresentação por parte do autor no sistema do SIA.

b.10 Vídeos elaborados em Libras devem, obrigatoriamente, possuir legenda ou tradução oral simultânea em português.

IV. Quaisquer outros fatores não previstos nesse documento serão definidos pela Comissão Coordenadora do evento.


ATENÇÃO
O participante e seu orientador se responsabilizam pelo conteúdo, dentro dos padrões éticos e morais, e autorizam a UFV, em caráter irretratável e irrevogável, a utilizar e veicular as imagens do painel e/ou vídeo, para fins de publicidade institucional e/ou de produtos, sem qualquer limitação de número de inserções e reproduções; utilizar e veicular as fotografias acima referidas no site da UFV na Internet, nas redes Intranet e Extranet; utilizar as fotografias e vídeos na produção de quaisquer materiais publicitários e promocionais para fins de divulgação, dentre outros, a serem veiculados, no Brasil e/ou no exterior, em quaisquer veículos, formatos e mídia (televisão, cinema, mídias impressa e alternativa, etc.), sem limitação de número de inserções e reproduções, dentre outros.
A concessão de autorização não será remunerada, tendo tão somente o objetivo de divulgação e popularização da ciência, e possui caráter irretratável e irrevogável.
É de responsabilidade do participante na submissão do resumo e do orientador na etapa de verificação e aprovação, conferir além do resumo os nomes inseridos como co-autores.
Gerado em 0,41 segundos.