Resumo |
O presente trabalho é decorrente de uma atividade realizada na disciplina EDU 155 – Didática, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Considerando que a disciplina Didática tem como objeto de estudo e investigação o ensino e o trabalho docente, a proposta visou compreender um dos elementos relativos à prática pedagógica que diz respeito à interface com o contexto familiar. Nesse sentido, o objetivo geral foi compreender a influência das relações familiares na aprendizagem escolar, tendo em vista que o estudante carrega para o ambiente escolar, experiências vividas no ambiente doméstico. Dessa forma, buscamos elucidar como professores da educação básica podem lidar com situações-problemas advindas de um contexto familiar adverso. Portanto, conversamos com um docente da educação básica sobre o assunto e realizamos uma revisão de literatura em artigos científicos que tratam do tema. Como resultado, constatamos que o contexto familiar exerce grande influência sobre a aprendizagem escolar, com efeitos na aquisição de conhecimentos e no desempenho estudantil. Além disso, afeta a prática pedagógica e a qualidade do ensino. Em contextos desfavoráveis, acentua a reprovação e a evasão escolar e o esgotamento profissional e a intensificação do trabalho docente. Em contextos favoráveis, ou seja, quando os responsáveis oferecem apoio emocional e encorajamento aos estudantes, nota-se maior motivação e autoconfiança na escola. Os estudantes que recebem estímulos em casa possuem maior interesse nas atividades escolares e na própria escola. Concluímos, portanto, que a natureza das relações familiares está intrinsecamente ligada aos resultados escolares alcançados, uma vez que as atitudes familiares afetam diretamente o aprendizado. Diante disso, destaca-se a importância de uma comunicação efetiva entre a escola e a família, promovendo maior integração entre si e contribuindo para o desenvolvimento saudável dos estudantes, em um ambiente harmonioso e propulsor de práticas humanizadas e emancipatórias. |