"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20066

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Palazzo Gongora
Orientador BARBARA LIMA GIARDINI
Outros membros Daniely da Cunha Carneiro, Tiago Cabral dos Santos, Victor de Castro Arthuso
Título Influência das relações familiares no aprendizado escolar
Resumo O presente trabalho é decorrente de uma atividade realizada na disciplina EDU 155 – Didática, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Considerando que a disciplina Didática tem como objeto de estudo e investigação o ensino e o trabalho docente, a proposta visou compreender um dos elementos relativos à prática pedagógica que diz respeito à interface com o contexto familiar. Nesse sentido, o objetivo geral foi compreender a influência das relações familiares na aprendizagem escolar, tendo em vista que o estudante carrega para o ambiente escolar, experiências vividas no ambiente doméstico. Dessa forma, buscamos elucidar como professores da educação básica podem lidar com situações-problemas advindas de um contexto familiar adverso. Portanto, conversamos com um docente da educação básica sobre o assunto e realizamos uma revisão de literatura em artigos científicos que tratam do tema. Como resultado, constatamos que o contexto familiar exerce grande influência sobre a aprendizagem escolar, com efeitos na aquisição de conhecimentos e no desempenho estudantil. Além disso, afeta a prática pedagógica e a qualidade do ensino. Em contextos desfavoráveis, acentua a reprovação e a evasão escolar e o esgotamento profissional e a intensificação do trabalho docente. Em contextos favoráveis, ou seja, quando os responsáveis oferecem apoio emocional e encorajamento aos estudantes, nota-se maior motivação e autoconfiança na escola. Os estudantes que recebem estímulos em casa possuem maior interesse nas atividades escolares e na própria escola. Concluímos, portanto, que a natureza das relações familiares está intrinsecamente ligada aos resultados escolares alcançados, uma vez que as atitudes familiares afetam diretamente o aprendizado. Diante disso, destaca-se a importância de uma comunicação efetiva entre a escola e a família, promovendo maior integração entre si e contribuindo para o desenvolvimento saudável dos estudantes, em um ambiente harmonioso e propulsor de práticas humanizadas e emancipatórias.
Palavras-chave Prática Educativa, Relações Familiares, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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