"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20058

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor José Carlos Dourado Cezar
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Ana Paula dos Santos Silva, Bruna Olivia da Silva Lopes, Jefferson Luciano Marçal, Silvania Carla de Souza Paula
Título Contribuição do trabalho coletivo na formação dos pibidianos: ambiente escolar e as relações pessoas na escola
Resumo O presente trabalho pretende realizar reflexões acerca da importância do ambiente escolar e das relações pessoais dentro da escola no processo de formação dos estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A experiência descrita integra o subprojeto Educação do Campo, da Universidade Federal de Viçosa, Edição 2022, executado na Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), localizada na Comunidade Capivara, zona rural do município de São Miguel do Anta - MG. Durante a execução do projeto, os licenciados desenvolvem várias atividades, muitas delas de forma coletiva, se relacionando com toda a comunidade escolar. São traçadas com toda equipe metas e ações a serem desenvolvidas e torna-se impossível chegar a algum resultado se cada um, individualmente, não souber ou não manter o foco no objetivo do trabalho proposto. Durante a atuação dos Pibidianos na EEJAP foi proposto a execução do Projeto Horta na Escola vinculado ao itinerário Cinema e Meio Ambiente. Na elaboração teórica desta atividade houve uma grande interação entre o grupo de pibidianos e a comunidade escolar, envolvendo alunos e professores, em que cada um colaborou com idéias as quais iam se somando e dando forma ao projeto. Toda interação evidenciou que o processo formativo eficaz e dinâmico dos futuros professores em formação foi potencializada pelas relações interpessoais, a cooperação e a parceria entre os pibidianos e a comunidade escolar. Cada pibidiano se sentiu motivado e responsável pela condução das ações, se apoiando mutuamente. Cada grupo responsável por executar uma parte do projeto interagiu com os demais, socializando os resultados para que todos tivessem uma visão de tudo.Ressalta-se que a relação pibidianos e escola foi ainda mais fortalecida em todos os encontros decorrentes de reuniões, corredor, e sala dos professores com a equipe docente e discente da escola. Conclui-se que a experiência docente, vivenciada por licenciandos em formação no PIBID não seria em sua completude eficaz se não vislumbra e propicia o trabalho coletivo. Relações pessoas de parceria no ambiente escolar e trabalho conjunto potencializa a circulação de conhecimentos e consequentemente o desenvolvimento do profissional docente.
Palavras-chave Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Educação do Campo, Escola do Campo
Forma de apresentação..... Painel
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