"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20054

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rubens Alarico Costa Silva
Orientador Dayane de Castro Morais
Outros membros Álvaro Luiz Miranda Piermatei, Amanda de Souza, Matheus Rodrigues Fagundes, Milena Sales Thomé, Pietra Riguette Reis, SILVIA ELOIZA PRIORE, Thaís Victória Lopes Fortini
Título Atividade de Fortalecimento dos Agricultores Familiares Atuantes na Feira Livre de Viçosa-Mg Através do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
Resumo Introdução: A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é definida como direito ao acesso permanente à alimentação, em quantidade e qualidade suficiente, sem comprometimento de outras atividades básicas dos indivíduos. Muitas são as ações que podem ser desenvolvidas em âmbito nacional, direcionadas à promoção da SAN. Para tal, a participação em programas governamentais têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico dos agricultores familiares, bem como no incentivo a essa prática tão importante para a promoção e manutenção da segurança alimentar e nutricional da população. Objetivo: Desenvolver, junto aos agricultores familiares, atuantes na Feira Livre de sábado da cidade de Viçosa - MG, um diálogo guiado acerca do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), sua importância e seus benefícios. Descrição das principais ações: Primeiramente, foi feito um diagnóstico situacional dos feirantes que comercializam verduras e legumes in natura ou minimamente processados na Feira Livre de Viçosa - MG. Dentre as barracas observadas, 30 vendiam majoritariamente verduras e legumes in natura ou minimamente processados e, das 30, apenas 3 trabalhavam com legumes minimamente processados, como mandioca descascada e palmito pupunha. Durante esse momento, foi possível dialogar de forma mais extensa com 8 feirantes. Após o diagnóstico, foram desenvolvidos panfletos de cunho explicativo, para elucidar as informações que foram veiculadas a visita posterior aos feirantes, de modo que eles pudessem sanar as dúvidas relacionadas ao CAF durante a conversa e, caso se esquecessem de alguma informação, tivessem em mãos um veículo responsável por prestar esse auxílio. A atividade foi elaborada em forma de diálogo guiado, para que fosse melhor recebida pelos agricultores. Resultados: Os 8 feirantes, com os quais a equipe conversou, se mostraram abertos às informações apresentadas, sendo que 87,5% destes declararam não ter participado de nenhum programa governamental voltado para a prática de agricultura familiar e 12,5% declararam possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), nome dado ao CAF anteriormente. Com isso, a atividade foi realizada priorizando os agricultores que haviam sido previamente visitados a fim de fornecer um retorno acerca do diálogo iniciado ao momento do diagnóstico, focado em esclarecer as dúvidas dos feirantes em relação ao CAF e direcioná-los para a obtenção do mesmo. Conclusões: O compromisso acadêmico é essencial para o bem-estar da população local. Um diagnóstico cuidadoso é o ponto de partida para apoiar a comunidade. A união entre universidade e comunidade visa garantir a segurança alimentar e nutricional e levar orientações para a população acerca dos benefícios e oportunidades disponíveis permite um maior aproveitamento destes.
Palavras-chave Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas Públicas, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.