"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20044

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Noemi Batista Freitas
Orientador BARBARA LIMA GIARDINI
Outros membros Ana Beatriz Costa Kaizer, Pedro Eduardo Alves Carmo, Rafael Rodrigues de Oliveira Paiva
Título Vilão digital ou aliado didático: o uso do celular na sala de aula
Resumo Este estudo foi desenvolvido no âmbito da disciplina Didática, cursada na Universidade Federal de Viçosa. A atividade proposta visou abordar o ensino de maneira contextualizada, partindo de problemas contemporâneos enfrentados pelos professores em sua prática pedagógica. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com cinco professores, a fim de identificar os principais desafios que afetam sua atuação dentro da sala de aula. Das respostas dos professores, uma frase específica nos chamou a atenção, quando uma professora expressou preocupação em relação à tentativa de confiscar o celular de um aluno e o risco de ser agredida. Esse relato despertou uma reflexão sobre o uso de celulares em sala de aula, tornando-se o tema central deste trabalho. Isto posto, propomos discutir a influência do uso do celular nas escolas, levando em consideração os desafios e benefícios relacionados ao seu uso pedagógico. Para o desenvolvimento do trabalho, contamos, para além das informações apresentadas pela professora colaboradora, com um estudo bibliográfico acerca do tema. A professora compartilhou suas dificuldades em manter os alunos interessados durante as aulas, obter um rendimento estável e criar um ambiente livre de telas, especialmente após o ensino remoto, decorrente da pandemia do novo coronavírus. A revisão de literatura destacou a discussão sobre a importância da tecnologia e da internet no processo ensino-aprendizagem, assim como as dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional brasileiro, como a falta de infraestrutura e a qualificação de pessoal para lidar com essas circunstâncias. Os resultados possibilitaram compreender os aspectos positivos e negativos do uso pedagógico do celular em sala de aula, considerando seu potencial para atividades de pesquisa, produção de conteúdo, comunicação e colaboração, bem como os riscos de distração e a falta de instrução adequada aos alunos. Além disso, também foram apontados os obstáculos à efetiva inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar, como a falta de infraestrutura nas escolas, com laboratórios de informática insuficientes e a escassez de técnicos para a manutenção dos equipamentos; a falta de acesso de toda a comunidade escolar aos aparelhos tecnológicos; o uso do aparelho pelos estudantes dentro do ambiente escolar sem a supervisão docente; a carência de formação continuada dos professores para atuarem diante da situação e aplicarem novas técnicas educacionais de maneira segura e eficiente. Concluímos, portanto, que é fundamental uma abordagem equilibrada e consciente para a integração da tecnologia no ambiente educacional, com participação de toda a comunidade escolar, assim como políticas educacionais que garantam a disponibilidade e a manutenção de recursos tecnológicos, bem como a formação do corpo docente e técnico para uso pedagógico das tecnologias disponíveis. A utilização do celular como aliado didático requer uma soma de esforços intra e extraescolares.
Palavras-chave educação, tecnologia, prática docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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