Resumo |
Este estudo foi desenvolvido no âmbito da disciplina Didática, cursada na Universidade Federal de Viçosa. A atividade proposta visou abordar o ensino de maneira contextualizada, partindo de problemas contemporâneos enfrentados pelos professores em sua prática pedagógica. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com cinco professores, a fim de identificar os principais desafios que afetam sua atuação dentro da sala de aula. Das respostas dos professores, uma frase específica nos chamou a atenção, quando uma professora expressou preocupação em relação à tentativa de confiscar o celular de um aluno e o risco de ser agredida. Esse relato despertou uma reflexão sobre o uso de celulares em sala de aula, tornando-se o tema central deste trabalho. Isto posto, propomos discutir a influência do uso do celular nas escolas, levando em consideração os desafios e benefícios relacionados ao seu uso pedagógico. Para o desenvolvimento do trabalho, contamos, para além das informações apresentadas pela professora colaboradora, com um estudo bibliográfico acerca do tema. A professora compartilhou suas dificuldades em manter os alunos interessados durante as aulas, obter um rendimento estável e criar um ambiente livre de telas, especialmente após o ensino remoto, decorrente da pandemia do novo coronavírus. A revisão de literatura destacou a discussão sobre a importância da tecnologia e da internet no processo ensino-aprendizagem, assim como as dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional brasileiro, como a falta de infraestrutura e a qualificação de pessoal para lidar com essas circunstâncias. Os resultados possibilitaram compreender os aspectos positivos e negativos do uso pedagógico do celular em sala de aula, considerando seu potencial para atividades de pesquisa, produção de conteúdo, comunicação e colaboração, bem como os riscos de distração e a falta de instrução adequada aos alunos. Além disso, também foram apontados os obstáculos à efetiva inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar, como a falta de infraestrutura nas escolas, com laboratórios de informática insuficientes e a escassez de técnicos para a manutenção dos equipamentos; a falta de acesso de toda a comunidade escolar aos aparelhos tecnológicos; o uso do aparelho pelos estudantes dentro do ambiente escolar sem a supervisão docente; a carência de formação continuada dos professores para atuarem diante da situação e aplicarem novas técnicas educacionais de maneira segura e eficiente. Concluímos, portanto, que é fundamental uma abordagem equilibrada e consciente para a integração da tecnologia no ambiente educacional, com participação de toda a comunidade escolar, assim como políticas educacionais que garantam a disponibilidade e a manutenção de recursos tecnológicos, bem como a formação do corpo docente e técnico para uso pedagógico das tecnologias disponíveis. A utilização do celular como aliado didático requer uma soma de esforços intra e extraescolares. |