Resumo |
INTRODUÇÃO: Durante o processo de formação esportiva há fases mais propícias para o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas. O desenvolvimento dessas competências pode ser trabalhado desde os anos iniciais, no entanto é necessário a adequação dos conteúdos em função das fases de desenvolvimento. No futebol a percepção espacial é muito importante devido a quantidade de estímulos envolvidos durante o jogo. Sendo assim a tática se torna imprescindível como parte do conhecimento do jogador. OBJETIVO: Verificar se existem diferenças na qualidade e no tempo de resposta em jovens jogadores de futebol de diferentes faixas etárias, sendo G1 composto por 26 jovens de 8 a 10 e G2 por 30 jovens de 9 a 13 anos. MÉTODO: A amostra foi composta de 56 crianças de ambos os sexos, sendo G1 com 26 crianças com idade de (9,3 ± 0,87) e G2 com 30 crianças com idade de (11,0 ± 0,86). Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS Statistics v.25, utilizando teste Kolmogorov-Smirnov para verificação da normalidade. Para variáveis com distribuição normal foi utilizado teste-t e para distribuição não normal foi utilizado o teste U de Mann-Whitney, foi considerado p<0,05. O instrumento utilizado para avaliação da leitura de jogo e tomada de decisão foi o TacticUP, uma plataforma que permite avaliar a capacidade tática de jogadores de futebol com base nos 12 princípios táticos fundamentais do futebol. RESULTADOS: Os valores de média e desvio padrão são: Espaço com bola (G1 64,03 ± 20,82 x G2 74,80±16,45), mobilidade (G1 51,06 ± 21,88 x G2 65,23 ± 18,98), equilíbrio defensivo (G1 55,7 ± 24,47 x G2 70,63 ± 22,68), ofensivo geral (G1 61,61 ± 12,08 x G2 68,19 ± 68,19) e jogo geral (G1 57,45 ± 8,48 x G2 63,26 ± 6,97). Sendo esses os princípios que mostraram diferença o valor de p para eles são: jogo geral p=0,007, ofensivo geral p=0,022, mobilidade p=0,019, espaço com bola p=0,034e equilíbrio defensivo com p=0,024. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mediante os resultados apresentados conclui-se que as diferenças estão presentes em dois princípios táticos ofensivos, mobilidade (distante do centro de jogo) e espaço com bola (dentro do centro de jogo) e um defensivo que é equilíbrio de defensivo (distante do centro de jogo). A diferença se dá pelo fato de os alunos mais velhos possuírem um desenvolvimento cognitivo maior assim como mais tempo de prática, dessa forma possibilitando realizar melhores leituras de jogo em ações distantes da bola, o que mostra maior capacidade de abstração que permite a compreensão de situações fora do centro de jogo. AGRADECIMENTOS: Este estudo contou com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais, do Programa Academia e Futebol do Ministério da Cidadania; da SEESP-MG, da FAPEMIG, do CNPq, da Funarbe, da Capes, do Sicoob, da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Brasil. |