"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20003

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade do Vale do Sapucaí
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Márcia Vilela Valdier
Orientador Rodrigo Rios Faria de Oliveira
Título Saberes Docentes no Período da Covid-19
Resumo Autores como Tardif e Nóvoa nos levam a refletir sobre o fazer docente no chão da sala de aula e os docentes são atores sociais que se adaptam, transformam, constroem saberes para o exercício de sua prática de forma cotidiana e dinâmica e nas relações com os demais atores da comunidade escolar em espaços diversos ao longo do tempo de efetiva função. Sendo assim, nossa pesquisa busca, através do estudo epistemológico sobre os saberes docentes, a compreensão das diversas formas de mobilização e/ou construção de saberes para o fazer docente nos espaços virtuais no período da pandemia de COVID-19. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, entre os anos de 2020 e 2021, sobre os desafios e estratégias para a realização do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica através dos dispositivos móveis. Segundo Gil (2002), o que se apresenta sobre uma possiblidade de roteiro na pesquisa bibliográfica não deve engessar uma pesquisa para não comprometer o trabalho, pois a mesma depende da experiência do autor e de outros que serão consultados e com quem estabeleceremos diálogos e, por isso, a pesquisa seguirá um caminho que descobriremos à medida que encontrarmos reflexões diversas sobre os saberes, desafios e adoecimentos dos educadores no exercício da profissão. Os objetivos são: fazer uma revisão sistemática de literatura em periódicos brasileiros sobre os saberes docentes de professores da educação básica pública durante a pandemia, buscando compreender de que forma foram construídos e mobilizados para o trabalho remoto que exigiu novos aprendizados para o exercício da profissão em novos espaços e conhecer as diversas formas de adoecimentos trazidas nas publicações. A pesquisa tem retornado uma grande quantidade de publicações que nos levam a delinear e produzir um mapa temático informando a região com maior número de publicações que apresentam a relação entre desafios e demandas dos saberes docentes já consolidados e de novos para o exercício da profissão com o aumento e surgimento de novas formas de adoecimento no período. Assim, como resultado, nos possibilita conhecer, registrar e discutir as publicações científicas sobre as vivências dos docentes, nas diversas regiões do país, durante o período de trabalho remoto, principalmente os docentes do Ensino Fundamental II das escolas públicas do nosso país, e de que forma esses professores, os que sobreviveram ao vírus, contribuíram para novas formas do fazer do dia a dia do professor em novas modalidades de ensino e em novos espaços de construção do conhecimento. Além disso, nos permitirá abordar sobre os adoecimentos advindos do trabalho docente nos novos tempos de uso da tecnologia na educação.
Palavras-chave Saberes Docentes, Pandemia, Adoecimento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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