"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19993

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vitória Caroliny Pereira Nicomedes
Orientador BARBARA LIMA GIARDINI
Outros membros Ana Beatriz Araujo de Moraes, Angela Rossi Casali, Thaíz Martins Andrade, Thanyanne Rafaela de Morais Ferreira
Título Reflexos dos problemas sociais na Educação Básica brasileira
Resumo Este trabalho foi realizado no primeiro semestre letivo de 2023, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), como parte das atividades da disciplina EDU 155 – Didática. A proposta consistiu em identificar os problemas atuais da prática pedagógica, observados pelos docentes em sala de aula, a partir da conversa com cinco professores da educação básica. Após a identificação, foi feita a escolha de um problema para estudo bibliográfico, a fim de ampliar o entendimento sobre o tema em questão. Do conjunto de problemas levantados pelos professores colaboradores, optamos por aprofundar a discussão sobre o tema "Problemas Sociais", devido à constatação de uma discrepância no acesso e permanência dos estudantes nas escolas, decorrente das suas condições de vida. Circunstâncias como a disponibilidade de moradia adequada, acesso à internet e materiais didáticos, bem como estabilidade financeira e familiar para dedicar-se integralmente aos estudos, foram apontados como fatores que impactam positivamente o desempenho escolar dos estudantes e que devem ser levados em consideração. Diante disso, o trabalho teve como objetivo geral analisar as repercussões dos problemas sociais na aprendizagem dos estudantes da educação básica. A metodologia envolveu a conversa com um professor que apontou os “Problemas Sociais” como o grande desafio de sua prática pedagógica, bem como pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Os resultados da pesquisa bibliográfica indicaram que: i) alunos de escolas rurais são mais atingidos por variáveis problemáticas; ii) a fragilização dos vínculos afetivos, relacionais, ou referentes à violência aumentam a dificuldade de aprendizagem e obriga o corpo docente a oferecer mais do que a legislação delega à escola; iii) para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz, os alunos devem apresentar boa saúde física e mental; iv) o trabalho infantil reflete diretamente na permanência do estudante nas escolas; v) no contexto de ensino remoto durante a pandemia, muitas escolas apresentaram dificuldades em relação aos recursos para que os alunos tivessem uma experiência satisfatória. As conclusões do estudo levam à constatação de que as desigualdades sociais desempenham um papel significativo na aprendizagem, provocando defasagem na aquisição de conhecimentos, bem como afastamento de muitas crianças e jovens do ambiente escolar. Concluímos também, que uma formação docente adequada é fundamental para auxiliar os professores a enfrentar os desafios presentes na prática pedagógica, no entanto, há que se garantir a existência de políticas públicas que minimizem as repercussões dos problemas sociais na educação e garantam o efetivo direito à educação de qualidade para todos.
Palavras-chave Problemas sociais, educação básica, aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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