Resumo |
Este trabalho foi realizado no primeiro semestre letivo de 2023, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), como parte das atividades da disciplina EDU 155 – Didática. A proposta consistiu em identificar os problemas atuais da prática pedagógica, observados pelos docentes em sala de aula, a partir da conversa com cinco professores da educação básica. Após a identificação, foi feita a escolha de um problema para estudo bibliográfico, a fim de ampliar o entendimento sobre o tema em questão. Do conjunto de problemas levantados pelos professores colaboradores, optamos por aprofundar a discussão sobre o tema "Problemas Sociais", devido à constatação de uma discrepância no acesso e permanência dos estudantes nas escolas, decorrente das suas condições de vida. Circunstâncias como a disponibilidade de moradia adequada, acesso à internet e materiais didáticos, bem como estabilidade financeira e familiar para dedicar-se integralmente aos estudos, foram apontados como fatores que impactam positivamente o desempenho escolar dos estudantes e que devem ser levados em consideração. Diante disso, o trabalho teve como objetivo geral analisar as repercussões dos problemas sociais na aprendizagem dos estudantes da educação básica. A metodologia envolveu a conversa com um professor que apontou os “Problemas Sociais” como o grande desafio de sua prática pedagógica, bem como pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Os resultados da pesquisa bibliográfica indicaram que: i) alunos de escolas rurais são mais atingidos por variáveis problemáticas; ii) a fragilização dos vínculos afetivos, relacionais, ou referentes à violência aumentam a dificuldade de aprendizagem e obriga o corpo docente a oferecer mais do que a legislação delega à escola; iii) para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz, os alunos devem apresentar boa saúde física e mental; iv) o trabalho infantil reflete diretamente na permanência do estudante nas escolas; v) no contexto de ensino remoto durante a pandemia, muitas escolas apresentaram dificuldades em relação aos recursos para que os alunos tivessem uma experiência satisfatória. As conclusões do estudo levam à constatação de que as desigualdades sociais desempenham um papel significativo na aprendizagem, provocando defasagem na aquisição de conhecimentos, bem como afastamento de muitas crianças e jovens do ambiente escolar. Concluímos também, que uma formação docente adequada é fundamental para auxiliar os professores a enfrentar os desafios presentes na prática pedagógica, no entanto, há que se garantir a existência de políticas públicas que minimizem as repercussões dos problemas sociais na educação e garantam o efetivo direito à educação de qualidade para todos. |