"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19989

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Yuri Willian Oliveira Silva
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros ANA PAULA MACHADO GOMES, Jonas Rodrigues Caetano, MARIA APARECIDA DOS SANTOS, Victória Pereira Lopes
Título O brincar de capoeira na Educação Infantil: experiências com as crianças do LDI e LDH
Resumo Esse trabalho versa sobre o projeto de extensão “O Brincar da Capoeira na Educação Infantil” desenvolvido com 92 crianças de 3, 4 e 5 anos atendidas nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa. Esse projeto tem como objetivo utilizar a prática da Capoeira como instrumento lúdico-didático-pedagógico no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. Nesta fase em que as crianças estão se formando enquanto cidadãs, os saberes e as ações advindas de espaços educativos informais adquirem muita importância. Por isso, deve-se oportunizar às crianças, suas famílias e à instituição educativa formal a possibilidade de vivenciar os ensinamentos das mais diversas formas, principalmente quando se trata da cultura popular. Por meio da ludicidade, e a troca de saberes as crianças entram em contato com os elementos da capoeira, tendo a oportunidade de conhecer, compartilhar e vivenciar parte da cultura de nosso país, valorizando-a. Nessa perspectiva, foram realizadas rodas de conversa, contações de histórias e contos sobre a capoeira brasileira, desde o seu surgimento até os dias atuais. A partir das histórias e conversas, eram desenvolvidas as dinâmicas que integravam movimentos da capoeira, a exemplo da brincadeira “Os quilombos”, que abordava a história dos quilombos e os movimentos como a “cocorinha”, a “tesourinha”, o “aú” e a “meia-lua de frente”. As atividades também envolviam a musicalidade por meio de instrumentos como o berimbau, o caxixi e pandeiro. Nas turmas do LDI, por atenderem crianças bem pequenas, as brincadeiras envolveram músicas e movimentos de agachar, pular, agarrar, rolar e explorar o corpo, movimento e os espaços. Já nas turmas do LDH, os movimentos e atividades foram mais complexos. Em todas as turmas, a prática lúdica da Capoeira com as crianças integrou os aspectos físicos, sociais, afetivos, cognitivos e morais aos aspectos voltados à cultura e à arte. Nesse primeiro semestre, o projeto conseguiu proporcionar às crianças do LDI e do LDH vivenciarem a Capoeira de forma lúdica e respeitosa, contribuir para a ampliação da visão de diversidade cultural e social, respeito e integração, bem como a formação de cidadãos mais sensíveis à cultura e à arte.
Palavras-chave capoeira, crianças, educação infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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