Resumo |
Esse trabalho versa sobre o projeto de extensão “O Brincar da Capoeira na Educação Infantil” desenvolvido com 92 crianças de 3, 4 e 5 anos atendidas nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa. Esse projeto tem como objetivo utilizar a prática da Capoeira como instrumento lúdico-didático-pedagógico no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. Nesta fase em que as crianças estão se formando enquanto cidadãs, os saberes e as ações advindas de espaços educativos informais adquirem muita importância. Por isso, deve-se oportunizar às crianças, suas famílias e à instituição educativa formal a possibilidade de vivenciar os ensinamentos das mais diversas formas, principalmente quando se trata da cultura popular. Por meio da ludicidade, e a troca de saberes as crianças entram em contato com os elementos da capoeira, tendo a oportunidade de conhecer, compartilhar e vivenciar parte da cultura de nosso país, valorizando-a. Nessa perspectiva, foram realizadas rodas de conversa, contações de histórias e contos sobre a capoeira brasileira, desde o seu surgimento até os dias atuais. A partir das histórias e conversas, eram desenvolvidas as dinâmicas que integravam movimentos da capoeira, a exemplo da brincadeira “Os quilombos”, que abordava a história dos quilombos e os movimentos como a “cocorinha”, a “tesourinha”, o “aú” e a “meia-lua de frente”. As atividades também envolviam a musicalidade por meio de instrumentos como o berimbau, o caxixi e pandeiro. Nas turmas do LDI, por atenderem crianças bem pequenas, as brincadeiras envolveram músicas e movimentos de agachar, pular, agarrar, rolar e explorar o corpo, movimento e os espaços. Já nas turmas do LDH, os movimentos e atividades foram mais complexos. Em todas as turmas, a prática lúdica da Capoeira com as crianças integrou os aspectos físicos, sociais, afetivos, cognitivos e morais aos aspectos voltados à cultura e à arte. Nesse primeiro semestre, o projeto conseguiu proporcionar às crianças do LDI e do LDH vivenciarem a Capoeira de forma lúdica e respeitosa, contribuir para a ampliação da visão de diversidade cultural e social, respeito e integração, bem como a formação de cidadãos mais sensíveis à cultura e à arte. |