Resumo |
Desde o segundo semestre de 2019 o Laboratório de Ensino de Matemática - sala 312, localizada no terceiro andar do Prédio das Licenciaturas - tem sido usado como espaço de interação e estudo entre os estudantes do curso de Matemática. Este laboratório de ensino, enquanto espaço físico, é amplo e muito bem organizado. Conta com mesas largas, um quadro branco, um computador e materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática distribuídos pelos armários. Sob a coordenação da professora Caroline Mendes dos Passos, a cada início de semestre os estudantes são consultados sobre o interesse de atuar como “Zelador da sala 312”. Uma reunião inicial consagra a parceria e cada estudante-zelador cumpre a função de estar presente no ambiente, mantendo o espaço aberto e organizado para aqueles que tiverem interesse e disponibilidade para dele fazer parte ao longo do semestre. Os alunos-zeladores são todos estudantes do curso de Matemática. Neste atual período, primeiro semestre de 2023, os seguintes estudantes estão como zeladores: Ana Carolina Mometti, Ana Luiza Dias Franco, Arthur Arruda de Souza, Beatriz Calvo de Almeida, Darah Aparecida Pires Moreira, Deivid Toledo da Cruz, Isabella Araújo de Moura Oliveira, Matheus Custódio da Silva e Vivian Berbert da Silva. Este ambiente, conhecido por todos como o Laboratório de Ensino de Matemática, consiste em um espaço valioso para alunos que desejam aprimorar seu aprendizado e alcançar melhores resultados acadêmicos. Além de fornecer um ambiente tranquilo e propício à concentração, a sala de estudos tem se tornado um local de interação e colaboração entre os estudantes. Contar com um ambiente com esta característica tem auxiliado os estudantes a não se sentirem solitários e isolados, de tal forma que os alunos possam ser uma fonte de motivação, de troca de conhecimentos e de apoio. Além de ser um ambiente colaborativo de estudo para os estudantes da graduação, o ambiente também recebe estudantes de outras escolas da região de Viçosa para eventuais trabalhos, oficinas e dinâmicas que envolvem atividades de aprendizagem em Matemática, podendo assim disseminar e dinamizar essa ciência tão rica e multifacetada. |