"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19977

ISSN 2237-9045
Instituição Laboratório de Desenvolvimento Infantil- UFV
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula Lopes Paiva
Orientador MARIA APARECIDA DOS SANTOS
Outros membros Juliana Aparecida Nicolau, Laísa Medina Silva
Título O milho e suas riquezas: experiências das crianças da sala 2 tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil-UFV
Resumo O presente trabalho trata-se de um projeto de ensino desenvolvido junto a 14 crianças, com faixa etária entre dois anos e três meses a três anos de idade, atendidas na sala 2 turno tarde no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que foi desenvolvido, no período de maio a julho de 2023. Na Educação Infantil utiliza-se de projetos, para contemplar os
objetivos curriculares dessa etapa da educação. Os projetos podem partir do interesse das crianças, da necessidade da turma ou mesmo de temas que os professores consideram importantes no momento. O tema desse projeto," O milho e suas riquezas: experiências das crianças da sala 2 tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil-UFV", surgiu a partir do interesse das crianças que por meio de suas observações e exploração da área de apoio da sala ambiente ficaram muito curiosas com um grande pé de milho plantado nesse local. O objetivo principal foi possibilitar que as crianças ampliassem seus conhecimentos sobre o milho e a sua vasta utilização, bem como demonstrar os conhecimentos que já possuíam sobre o assunto. A metodologia foi feita a partir da pesquisa bibliográfica, a fim de trazer conhecimentos científicos sobre o tema, assim como o desenvolvimento de atividades lúdicas junto às crianças como rodas de conversa, com o objetivo de ouvir das crianças os conhecimentos que possuíam sobre o milho, estimulando a fala, a escuta, o pensamento e imaginação; contação de história, “A Galinha Ruiva”, retratando a utilização do milho na culinária; poemas; atividades com brinquedos e jogos confeccionados, a exemplo do quebra-cabeça do milho alimentos à base do mesmo; atividade de culinária, onde uma família foi convidada para fazer uma receita de “broa de milho” junto com as crianças, dentre outras atividades contemplando as múltiplas linguagens: oral, escrita, matemática, ciências naturais e sociais, artes plásticas, musicais e dramáticas, corporeidade e movimento. Por meio das atividades desenvolvidas observou-se a participação e o envolvimento ativo das crianças. Considera-se que trabalhar com o desenvolvimento de projetos na educação infantil, como o do milho, por meio de atividades lúdicas, possibilita o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, a interação entre criança-criança, criança-adulto, professores-famílias.
Palavras-chave Educação Infantil, Projeto, Milho
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.