"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19949

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Caroline de Freitas Silva
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros João Vitor Andrade, Márcia Matos Sá Ottoni Letro
Título Triangulação de métodos de ensino para aprendizagem de competências para abordagem da espiritualidade em saúde: estudo compreensivo
Resumo Introdução: A formação do profissional de Enfermagem se define como um processo dinâmico e em constante construção, buscando cada vez mais o desenvolvimento de competências consoantes às demandas sociais e humanas. Desse modo, o perfil profissional almejado leva em consideração o desenvolvimento de competências que levam à formação de um enfermeiro crítico e reativo às questões sociais, e que enfoque as necessidades holísticas de indivíduos, famílias e comunidades, visando um cuidado integral, que abarque todas as necessidades humanas, incluindo a espiritual. Objetivo geral: desenvolver, implementar e avaliar diferentes estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências para abordagem da dimensão espiritual entre estudantes de graduação dos cursos em saúde, e objetivos específicos conhecer as concepções e experiências dos estudantes sobre a
espiritualidade e identificar as competências necessárias à abordagem da espiritualidade na assistência em saúde. Metodologia: estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada em maio de 2022 em uma universidade pública. Para tal, foi realizada uma oficina presencial, com a participação de 15 alunos de cursos da saúde, com a temática da abordagem da espiritualidade, que utilizou metodologias ativas e foi organizada em cinco momentos: contemplação de painel temático, mobilização de conhecimentos e experiências, dramatização, reflexão e consolidação dos conhecimentos novos adquiridos. Os dados foram coletados das etapas 2 e 4 da oficina (Mobilização e Reflexão), cujas respostas foram registradas em cartazes e a discussão gravada e transcrita na íntegra. Os aspectos éticos foram respeitados, parecer n. 4.543.473. Resultados: sobre as concepções acerca da espiritualidade, os estudantes a entendem como uma necessidade do paciente, um ponto de apoio para o trabalho do profissional, algo inerente ao ser humano, não sendo apenas relacionadas com a religião, mas também com a busca do ser humano pelas suas crenças, filosofias e sentido da vida. Acerca das competências, os relatos apontaram o acolhimento do paciente e família, escuta de qualidade, comunicação clara e verdadeira, sensibilidade, resiliência, inteligência emocional e visão crítica como fundamentais ao cuidado espiritual. E sobre a abordagem da espiritualidade pela equipe, esta deve se dar pela observação da percepção do paciente, priorizando seus desejos e estabelecendo uma conexão empática e respeitosa. Conclusões: a assistência espiritual é imprescindível na assistência em saúde. Para tal, destaca-se a importância dos cursos da saúde viabilizarem espaços para a inserção da temática no ensino, de forma a despertar os estudantes para o tema, desenvolvendo competências para o cuidado humanizado e integral.
Palavras-chave Metodologias, espiritualidade, oficina.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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