"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19943

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rafael Henrique dos Reis
Orientador KATIUSSE REZENDE ALVES
Outros membros Alexandre Horacio Couto Bittencourt, Ana Carolina Ribeiro de Oliveira
Título Simulação realística no ensino de reanimação cardiopulmonar para profissionais do serviço de enfermagem: ensaio clínico randomizado
Resumo Introdução: a reanimação cardiopulmonar compreende procedimentos destinados a pacientes que apresentam sinais de parada cardiorrespiratória. Cenários simulados podem contribuir para treinar os profissionais do serviço de enfermagem a realizar uma reanimação de alta qualidade e a desenvolverem competências como conhecimento, habilidades e confiança para realizar as manobras. Objetivo: avaliar a eficácia da simulação realística como estratégia de ensino em reanimação cardiopulmonar para profissionais de enfermagem. Método: ensaio clínico randomizado, aberto, realizado entre junho de 2022 a janeiro de 2023. A amostra foi constituída por 35 profissionais do serviço de enfermagem do Hospital do Câncer de Muriaé, com idades entre 19 e 47 anos, recém contratados pela instituição como enfermeiros, técnicos e auxiliares. Por meio da randomização, os participantes foram alocados em dois grupos: experimental (n = 19) e controle (n = 16). O grupo experimento foi submetido a: (a) aula expositiva dialogada sobre reanimação cardiopulmonar; (b) prática em laboratório com demonstração de habilidades em reanimação cardiopulmonar em manequins de alta fidelidade; (c) participação em cenário simulado; (d) debriefing; o grupo controle recebeu as mesmas intervenções, exceto a participação em cenário simulado e o debriefing. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de pré e pós-teste a ambos grupos. Além disso, foram coletados dados sociodemográficos, de perfil profissional e sobre satisfação e autoconfiança para realizar as manobras de reanimação cardiopulmonar. Realizou-se análise descritiva, a normalidade dos dados foi verificada por meio do teste de Shapiro-Wilk. A eficácia da simulação realística para avaliar o conhecimento antes e depois da intervenção foi avaliada pelo teste de Wilcoxon e Mann-Whitney, adotou-se um nível de significância de 5%. As análises estatísticas foram conduzidas utilizando o software R versão 4.2.2. Resultados: os grupos apresentaram aumento significativo de acertos no pós-teste (GC: 46,4 para 71,4%, p = 0,005; GE: 37,3% para 61,5%, p = 0,0003) e demonstraram alta satisfação (GC – 82,6% e GE 88%) e autoconfiança para a realização das manobras (GC – 53,6% e GE – 60%). Conclusões: o método de ensino por simulação e o tradicional apresentaram-se eficazes para fomentar a aquisição de conhecimento dos profissionais de enfermagem em reanimação cardiopulmonar. Verificou-se altos níveis de satisfação e autoconfiança em ambos os grupos após a realização dos treinamentos. Este estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), registro de número APQ-01292-22.
Palavras-chave Profissionais de enfermagem, Reanimação Cardiopulmonar, Simulação Realística
Forma de apresentação..... Painel
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