"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19926

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marisa do Prado Santos
Orientador MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO
Outros membros Lavinia Ladeira Egydio, Raissa Policarpo Rodrigues
Título A visita domiciliar como ferramenta de cuidado em Enfermagem: impactos positivos na Atenção Primária à Saúde
Resumo Tema central: a iniciativa de acadêmicos de enfermagem poderem experienciar a prática de enfermagem constituída como visita domiciliar, que tem por premissa constituir uma boa parte do cuidado de enfermagem. Proporcionando experiências como conhecer o território e contexto da comunidade em que se necessita promover e prevenir agravos à Saúde através da Atenção Primária à Saúde. Visando um cuidado holístico centrado no paciente e nos Determinantes Sociais Da Saúde que o cercam.
Público-alvo: Acadêmicos de enfermagem
Justificativa: A visita domiciliar constitui-se como prática de extrema importância para a Atenção Primária à Saúde(APS) por promover um cuidado holístico visando tanto os procedimentos técnicos que são necessários para a manutenção da saúde dos indivíduos quanto seus aspectos físico, psíquico, social, espiritual e emocional. Dessa forma a APS se constrói como uma ferramenta de cuidado, sendo fundamental no cuidado centrado na pessoa , considerando suas demandas sociais e além disso servindo como a porta de entrada ao Sistema de Saúde pelo usuário. Além de se constituir como uma prática de competência do Enfermeiro e sua equipe de saúde.
Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na realização de visitas domiciliares na Atenção Primária à Saúde propostas na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva I (EFG 320)
Metodologia: Trata-se da realização de visitas domiciliares com acadêmicos de enfermagem acompanhados dos Agentes Comunitários de Saúde em residências abrangidas pela UBS de Santa Clara nas microrregiões de Santa Clara I e Santa Clara II
Resultados: a iniciativa promoveu maior sensibilização dos estudantes em adentrar a outros contextos e a incluir os determinantes sociais da saúde no cuidado com o paciente, englobando todas as suas peculiaridades e adequando-as à sua realidade.
Conclusões: Conclui-se que a visita domiciliar é de extrema importância na Atenção Primária e se constitui como uma ferramenta de cuidado na qual é possível conhecer a realidade e os determinantes sociais que impactam o indivíduo, promovendo uma assistência mais humanizada e resolutiva.
Palavras-chave Visita domiciliar, Atenção Primária à Saúde, cuidado holístico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.