ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Economia |
Setor |
Departamento de Economia |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Larissa Cazute Ribeiro |
Orientador |
JERUZA HABER ALVES DOS SANTOS |
Outros membros |
Bernardo Malatesta Barros, IGOR SANTOS TUPY, Pedro Vítor Mourao Ribeiro Peres |
Título |
Influência dos Vieses Cognitivos na Tomada de Decisão Empreendedora: Uma Revisão Sistemática de Literatura. |
Resumo |
O estudo em questão visa investigar quais vieses cognitivos se fazem presentes na tomada de decisão empreendedora na criação de empresas de base tecnológica, tendo em vista que, a tomada de decisão desempenha um papel fundamental para os empreendedores, que enfrentam constantemente desafios e oportunidades para o sucesso de seus empreendimentos. Identificar quais vieses cognitivos – que são distorções sistemáticas no processo de tomada de decisões – se encontram mais presentes no processo de escolha é essencial para um desenvolvimento sustentável das empresas, além de promover a disseminação de conhecimento e aprimorar as práticas de tomada de decisão empreendedora. A partir destes conceitos, este trabalho tem como objetivo compreender de que forma esses vieses afetam o processo de tomada de decisão dos empreendedores e quais são os efeitos dessas decisões na permanência dessas empresas no mercado. Para isso, a metodologia utilizada neste estudo consiste em uma Revisão Sistemática de Literatura em trabalhos aplicados e experimentais em Ciências Comportamentais aplicadas à Economia e ao Empreendedorismo, a partir da qual foi possível selecionar e analisar de forma abrangente o tema proposto. Os resultados dessa revisão destacam a influência significativa de vieses cognitivos presentes na tomada de decisão empreendedora. Em particular, a literatura tem provido evidências de que o excesso de confiança pode levar a um excesso de entrada no mercado, resultado em uma competição excessiva e uma queda dos lucros ocasionando em uma diminuição na probabilidade de sobrevivência das empresas novas. Ademais, os empreendedores excessivamente confiantes tendem a ser menos sensíveis ao risco. Por outro lado, a literatura em Economia Comportamental tem mostrado que a utilização de informações prévias adquiridas em empregos anteriores tem sido um fator facilitador para exploração de oportunidades, pois essas informações prévias reduzem o custo de exploração fazendo com que os empreendedores tomem decisões mais assertivas. Portanto, conclui-se que os resultados obtidos pelos trabalhos analisados na revisão de literatura corroboram a relevância do estudo dos vieses comportamentais para o melhor entendimento da tomada de decisão empreendedora. |
Palavras-chave |
Tomada de Decisão, Empreendedorismo, Economia Comportamental. |
Forma de apresentação..... |
Painel |