"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19916

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia
Setor Departamento de Economia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Larissa Cazute Ribeiro
Orientador JERUZA HABER ALVES DOS SANTOS
Outros membros Bernardo Malatesta Barros, IGOR SANTOS TUPY, Pedro Vítor Mourao Ribeiro Peres
Título Influência dos Vieses Cognitivos na Tomada de Decisão Empreendedora: Uma Revisão Sistemática de Literatura.
Resumo O estudo em questão visa investigar quais vieses cognitivos se fazem presentes na tomada de decisão empreendedora na criação de empresas de base tecnológica, tendo em vista que, a tomada de decisão desempenha um papel fundamental para os empreendedores, que enfrentam constantemente desafios e oportunidades para o sucesso de seus empreendimentos. Identificar quais vieses cognitivos – que são distorções sistemáticas no processo de tomada de decisões – se encontram mais presentes no processo de escolha é essencial para um desenvolvimento sustentável das empresas, além de promover a disseminação de conhecimento e aprimorar as práticas de tomada de decisão empreendedora. A partir destes conceitos, este trabalho tem como objetivo compreender de que forma esses vieses afetam o processo de tomada de decisão dos empreendedores e quais são os efeitos dessas decisões na permanência dessas empresas no mercado. Para isso, a metodologia utilizada neste estudo consiste em uma Revisão Sistemática de Literatura em trabalhos aplicados e experimentais em Ciências Comportamentais aplicadas à Economia e ao Empreendedorismo, a partir da qual foi possível selecionar e analisar de forma abrangente o tema proposto. Os resultados dessa revisão destacam a influência significativa de vieses cognitivos presentes na tomada de decisão empreendedora. Em particular, a literatura tem provido evidências de que o excesso de confiança pode levar a um excesso de entrada no mercado, resultado em uma competição excessiva e uma queda dos lucros ocasionando em uma diminuição na probabilidade de sobrevivência das empresas novas. Ademais, os empreendedores excessivamente confiantes tendem a ser menos sensíveis ao risco. Por outro lado, a literatura em Economia Comportamental tem mostrado que a utilização de informações prévias adquiridas em empregos anteriores tem sido um fator facilitador para exploração de oportunidades, pois essas informações prévias reduzem o custo de exploração fazendo com que os empreendedores tomem decisões mais assertivas. Portanto, conclui-se que os resultados obtidos pelos trabalhos analisados na revisão de literatura corroboram a relevância do estudo dos vieses comportamentais para o melhor entendimento da tomada de decisão empreendedora.
Palavras-chave Tomada de Decisão, Empreendedorismo, Economia Comportamental.
Forma de apresentação..... Painel
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