"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19878

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Márcia Matos Sá Ottoni Letro
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Caroline de Freitas Silva, João Vitor Andrade
Título Triangulação de métodos de ensino para aprendizagem de competências para abordagem da espiritualidade em saúde: Estudo Avaliativo
Resumo Introdução: a formação dos profissionais de saúde requer uma visão holística do cuidado, que considere as dimensões biológicas, sociais, psicológicas e espirituais dos indivíduos, reverberando em uma assistência mais humanizada. Assim, ressalta-se a importância de estudos que envolvem o desenvolvimento, implementação e avaliação de métodos de ensino inovadores para o desenvolvimento de competências para abordagem da espiritualidade na formação em saúde. Objetivo: Desenvolver, implementar e avaliar diferentes estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências para abordagem da dimensão espiritual entre estudantes de graduação em saúde. Metodologia: o estudo foi realizado com estudantes de enfermagem de uma universidade pública, que participaram da oficina "Abordagem da espiritualidade na assistência em saúde". A oficina combinou diferentes estratégias metodológicas para ensino do tema, que foram: utilização de um mural decorado com fotos, imagens e palavras que remetiam à espiritualidade, mobilização de conhecimentos e experiências, dramatização, reflexão/debate e aula dialogada para consolidação dos conhecimentos. Os dados foram coletados por meio de uma Escala Likert contendo 11 questões, avaliando as diferentes metodologias de ensino utilizadas na oficina, com escores de 1 (Discordo) a 5 (Concordo). Os dados foram analisados usando estatística descritiva. Os aspectos éticos foram respeitados, parecer 4.543.473. Resultados: participaram 15 estudantes; a maioria (94%) concordou (escore 5) que a dramatização contribuiu para aumentar a reflexão sobre a temática, e todos afirmaram (escore 5) que a mesma promoveu o desenvolvimento do pensamento crítico e aprendizagem sobre a abordagem da espiritualidade na saúde. Além disso, as metodologias utilizadas antes e após a dramatização (mobilização de conhecimentos prévios por chuva de ideias e discussão), foram consideradas efetivas para a consolidação do aprendizado e formação de novos conhecimentos sobre o tema (Escore 5, 94% das respostas). A dramatização também despertou para a importância da escuta qualificada, do diálogo com a família e observação na abordagem da assistência espiritual e do cuidado humanizado (94%). Quanto à avaliação da oficina em geral, todos os participantes concordaram (escore 5) que ela contribuiu para o aprendizado do conceito de assistência espiritual em saúde e das competências necessárias para sua abordagem. A maioria também compreendeu a diferença entre religião, religiosidade e espiritualidade (74%). Conclusões: a técnica de dramatização e outras metodologias utilizadas na oficina foram bem avaliadas como estratégias de ensino da abordagem da espiritualidade na saúde. Os estudantes reconheceram a importância das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem desta temática, que promoveram reflexão, desenvolvimento do pensamento crítico e consolidação dos conhecimentos necessários para um cuidado holístico.
Palavras-chave Espiritualidade, Métodos de ensino, Competências
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.