"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19872

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda de Azevedo Shimizu
Orientador CRISTIA ROSINEIRI GONCALVES LOPES CORREA
Outros membros Gabrielle Victoria Marcelino da Cruz, Janaina Cristina Camargo, Shirley Moreno da Silva
Título Contribuições de Henri Wallon acerca da Compreensão da Constituição da Consciência e Imagem Corporal na Criança para a Educação Infantil
Resumo Descrição do tema central do trabalho: A abordagem de Henri Wallon (1879-1962), reivindica que o desenvolvimento humano ocorre por meio de interações complexas entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Nesse âmbito, é possível encontrar no seu legado importantes contribuições para a Educação Infantil, tais como a construção da consciência e imagem corporal. Público-alvo: Estudantes em formação docente, interessados na Educação Infantil. Justificativa: A relevância desse trabalho se encontra nos subsídios teóricos para formação docente, no âmbito da Educação Infantil. Objetivos: Contribuir para os aportes teóricos na docência, no âmbito da Educação Infantil. Metodologias: O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica acerca da construção da representação corporal na criança. Resultados: Ao abordar o estado de imperícia em que se encontra o bebê, completamente dependente do outro cuidador, Wallon observa que o lactente não é ainda capaz de manter relações ativas com o ambiente. Consequentemente, os bebês têm uma consciência corporal limitada, através de sensações físicas, como fome ou prazer, desenvolvendo uma percepção mais refinada gradualmente. A criança passa a estabelecer relações entre seus movimentos e suas sensações, experimentando a diferença de sensibilidade entre o que pertence ao mundo exterior e ao seu corpo através da interação com este e os objetos. Exemplos são atitudes como colocar o dedo nas orelhas e pegar os pés que tornam os bebês capazes de reconhecer os limites corporais no plano das sensações. Nessa direção, Wallon destaca a importância da interação social para o desenvolvimento da consciência corporal, fundamental para o desenvolvimento global da criança no que influencia sua relação com os outros. Através da interação com os cuidadores, os bebês aprendem a reconhecer e nomear partes específicas do corpo, como a boca e as mãos, desenvolvendo uma imagem mais precisa de seu corpo e, logo, a consciência corporal, através da interação com o ambiente. À medida que os bebês crescem, eles se tornam mais conscientes de seu corpo em relação ao movimento, começando a explorá-lo ativamente e movimentando partes corporais. Nesse contexto, torna-se oportuna a presença de espelhos nas salas da Educação Infantil pois auxilia a criança a desenvolver aspectos importantes para o seu desenvolvimento, tais como o abordado reconhecimento de si mesmo. Sobre isso, usualmente, os bebês começam a desenvolver o reconhecimento da sua imagem refletida no espelho por volta dos 6 a 18 meses de idade. Há uma trajetória em que as progressivas reações da criança em frente ao espelho terminam por desembocar no seu êxito e júbilo em se reconhecer como sua a imagem especular. Conclusões: A compreensão da constituição da consciência e imagem corporal na criança é fundamental para o trabalho no âmbito da Educação Infantil. O (a) educador (a) deve criar um ambiente seguro e acolhedor, estimulando a exploração e a consciência corporal.
Palavras-chave Henri Wallon, Educação Infantil, consciência corporal
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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