"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19856

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucilene Rosa Caetano
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Daiane do Nascimento Bicalho, Laísa Medina Silva
Título Do lado de fora: o descobrir, brincar e desenvolver dos bebês na natureza
Resumo A percepção dos elementos naturais e artificiais que compõem os espaços externos de uma instituição escolar, da qual os bebês estão inseridos, possibilita uma aprendizagem fundamental para que possam desenvolver uma compreensão cada vez mais ampla da realidade vivenciada no cotidiano. Além disso, para o pleno desenvolvimento integral, o movimento compõe uma importante dimensão do mesmo, e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo maior controle sobre seu próprio corpo, se apropriando das possibilidades de interação com o mundo. Elas engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando novas maneiras de exploração, utilizando seu corpo e seu movimento. Ao brincar na natureza, a criança estimula todos os sentidos e desenvolve um aprendizado mais ativo e explorador, sendo importante no processo do desenvolvimento infantil em cada um de seus aspectos, seja intelectual, emocional, social ou físico. Partindo dessas premissas, o projeto “Do lado de fora” está sendo desenvolvido com 7 bebês do Berçário do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil - LDI, no campus da UFV, desde o mês de abril, com término previsto para dezembro de 2023. O tema do projeto surgiu após observar a curiosidade dos bebês em descobrir e explorar o solário, espaço externo do berçário. Nas janelas da sala ambiente, os bebês ficam observando as crianças maiores brincando no solário, já que todos os dias um grupo de crianças descem o barranco e vão aos espaços do berçário para ver os bebês e brincar. Posteriormente, surgiu o interesse pela área externa utilizada pelas demais salas, onde frequentemente os bebês exploram o portão que dá acesso a esse espaço, integrando as diferentes áreas. O objetivo central é possibilitar experiências e vivências ao ar livre, conhecer e valorizar os elementos da natureza, além de relacionar com diferentes adultos, crianças e objetos diversos, manifestando curiosidades e interesses. Espera-se com esse trabalho incentivar os bebês a passar mais tempo ao ar livre, integrando as atividades nos diferentes espaços naturais, estimular a autonomia e despertar o senso de independência a fim de ampliar suas habilidades motoras e testar seus limites. E também proporcionar uma variedade de situações em que terá a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender com eles. Conclui-se que é por meio do brincar na natureza, que o bebê tem a possibilidade de formar conceitos, selecionar ideias, percepções e se socializar cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.
Palavras-chave Bebês, Desenvolvimento, Natureza
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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