Resumo |
Desde 2015, data de sua implantação, a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) desenvolve experiências de formação popular em Agroecologia; Terapias Naturais; Realidade Brasileira; Artesanato em Bambuí; Teologia Popular; Lideranças Políticas, dentre outros temas de interesse dos movimentos sociais que protagonizam seus processos formativos. Suas práticas pedagógicas se fundamentam no trabalho socializado como experiência formativa e em princípios da Educação Popular, que visam elevar o nível de conhecimento, de autonomia e de consciência política das classes populares. A ENEP tem como propósito central a estruturação do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) na perspectiva de se tornar Universidade Popular. Diante de tal propósito, nossa pesquisa surge com o objetivo de analisar coletivamente os processos formativos desenvolvidos pela escola, identificando os elementos centrais para compor o projeto político-pedagógico da Universidade Popular. O estudo trata-se de pesquisa colaborativa qualitativa realizada com o protagonismo dos movimentos sociais, que envolveu a análise da trajetória de formação popular da ENEP e a sistematização dos seus fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva de efetivação da Universidade Popular. Como referencial teórico, identificamos e analisamos por meio de pesquisa bibliográfica princípios político-pedagógicos fundamentais em experiências de Universidade/formação popular conduzidas por movimentos sociais. Realizamos entrevistas semiestruturadas às organizações coordenadoras da ENEP, rodas de conversa e Círculos Epistemológicos, a fim de reconhecer e sistematizar coletivamente conteúdos, temas e métodos para compor o PPP da Universidade Popular, bem como levantar propostas de ações concretas para a sua efetivação. A partir da sistematização da proposta pedagógica da Universidade Popular, observou-se um programa de formação humana que contempla as reais necessidades e demandas das classes populares, a partir de conteúdos presentes na realidade concreta do povo, métodos de ensino fundamentados na Educação Popular e projetos de transformação da vida pensados e vivenciados pelos movimentos populares. Quanto à intencionalidade de sua formação, a Universidade Popular busca qualificar e mobilizar as classes populares por conquistas concretas rumo a construção de uma sociedade justa e igualitária. Além de preparar bons profissionais com habilidades e competências técnicas para o exercício do trabalho, tem como prioridade central a formação de pessoas críticas e emancipadas de consciência, mobilizadas a transformar estruturas injustas nas diversas áreas e dimensões da vida em sociedade. Acreditamos que ao se tornar Universidade Popular, a ENEP terá condições de expandir ainda mais o seu programa de formação humana, promovendo o protagonismo popular na produção e disseminação dos diversos saberes necessários à qualidade de vida do povo. |