"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19844

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thayane Aparecida Lopes Pereira
Orientador ANA PAULA MACHADO GOMES
Outros membros Laísa Medina Silva, Renata Lopes Cardoso Rodrigues
Título Vamos brincar lá fora: os benefícios de desemparedar crianças bem pequenas
Resumo O presente trabalho refere-se ao projeto de ensino “Vamos brincar lá fora”, desenvolvido com 12 crianças de um a dois anos de idade, da sala um do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi realizado durante o primeiro semestre do ano de 2023. E a sua fundamentação baseia-se na importância de se trabalhar com projetos na Educação Infantil, afim de potencializar a pesquisa, reflexão e a interdisciplinaridade nas ações docentes. Dessa forma, objetivou-se desenvolver o espírito científico em relação ao “desemparedamento” das crianças, proporcionando a mesmas maior contato com a natureza e aproveitando do seu potencial e sua essência. Os procedimentos metodológicos se destacam a partir de atividades de caráter lúdicas, que envolvem a utilização de produtos/objetos encontrados na natureza e principalmente a exploração do espaço ao redor. Foi possível observar as preferências e interesses das crianças por atividades do lado de fora da sala, espaço esse que permite inúmeras possibilidades de explorar e vivenciar a natureza na sua forma mais pura, permitindo também uma interação significativas com as outras crianças e adultos, buscando também a interação e participação da comunidade. O planejamento das atividades foi baseado a partir do conceito de que somos natureza, explorando os elementos naturais, os sentidos, descobrindo e reconhecendo o próprio corpo, as singularidades e desfrutando das oportunidades disponíveis ocasionalmente durante a execução do projeto. Como resultado, destaca-se a possibilidade e importância de acompanhar o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico-motor, social, afetivo, moral, cognitivo e da linguagem, de compreender seus interesses, conhecer os seus limites e as suas possibilidades, permitindo que as mesmas possam experimentar, pesquisar e elaborar hipóteses. Destaca-se, também que essa experiência foi fundamental para refletirmos a prática docente e o modo como ela é conduzida, evidenciando o potencial da simplicidade, do papel de observador e mediador do educador, além da importância do trabalho em conjunto, envolvendo escola, família e comunidade.
Palavras-chave Projetos, crianças, natureza
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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