Resumo |
O presente trabalho refere-se ao projeto de ensino “Vamos brincar lá fora”, desenvolvido com 12 crianças de um a dois anos de idade, da sala um do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi realizado durante o primeiro semestre do ano de 2023. E a sua fundamentação baseia-se na importância de se trabalhar com projetos na Educação Infantil, afim de potencializar a pesquisa, reflexão e a interdisciplinaridade nas ações docentes. Dessa forma, objetivou-se desenvolver o espírito científico em relação ao “desemparedamento” das crianças, proporcionando a mesmas maior contato com a natureza e aproveitando do seu potencial e sua essência. Os procedimentos metodológicos se destacam a partir de atividades de caráter lúdicas, que envolvem a utilização de produtos/objetos encontrados na natureza e principalmente a exploração do espaço ao redor. Foi possível observar as preferências e interesses das crianças por atividades do lado de fora da sala, espaço esse que permite inúmeras possibilidades de explorar e vivenciar a natureza na sua forma mais pura, permitindo também uma interação significativas com as outras crianças e adultos, buscando também a interação e participação da comunidade. O planejamento das atividades foi baseado a partir do conceito de que somos natureza, explorando os elementos naturais, os sentidos, descobrindo e reconhecendo o próprio corpo, as singularidades e desfrutando das oportunidades disponíveis ocasionalmente durante a execução do projeto. Como resultado, destaca-se a possibilidade e importância de acompanhar o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico-motor, social, afetivo, moral, cognitivo e da linguagem, de compreender seus interesses, conhecer os seus limites e as suas possibilidades, permitindo que as mesmas possam experimentar, pesquisar e elaborar hipóteses. Destaca-se, também que essa experiência foi fundamental para refletirmos a prática docente e o modo como ela é conduzida, evidenciando o potencial da simplicidade, do papel de observador e mediador do educador, além da importância do trabalho em conjunto, envolvendo escola, família e comunidade. |