ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Artes |
Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Larissa Souza Lose |
Orientador | THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES |
Outros membros | ROSANA APARECIDA PIMENTA, THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES |
Título | Estratégias para desenvolver as habilidades sociais no ensino das linguagens artísticas |
Resumo | Este trabalho trata-se de um relato de experiências realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica, fomentado pela CAPES. O núcleo de Artes é composto por alunos do curso de Dança/UFV e professores da disciplina de Artes da rede pública de ensino. Durante as aulas do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres - ESEDRAT, em Viçosa, MG, foram desenvolvidas atividades com o objetivo de abordar diferentes processos artísticos, como a dança, o teatro e as artes visuais. Além disso, buscou-se favorecer e ampliar a interação social entre os estudantes por meio de atividades de cooperação e debates. Este estudo pretende compartilhar algumas das estratégias utilizadas e discutir as vantagens de desenvolver as habilidades sociais dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem das Artes. Visa, também, colaborar e debater com outros profissionais da área de licenciatura, especialmente outros professores de Artes. O interesse em abordar essa temática surgiu a partir da observação durante as aulas na escola e do diálogo com a professora da disciplina, que relatou notar diferenças no processo de socialização entre os estudantes, sobretudo após o período de isolamento decorrente da pandemia. A importância e a valorização das sociais para o desenvolvimento humano são adquiridas nos estudos do teórico Lev Vygotsky, que caracteriza o ser humano como um ser sociável desde a primeira infância até a fase adulta, e os processos de aprendizagem ocorrem por meio das interações . A metodologia adotada é a Pesquisa-Ação, de caráter exploratório e qualitativo, que, por meio da participação ativa, propicia mudanças e melhorias nas práticas e condições em que são realizadas. As atividades foram planejadas e orientadas em conjunto com a professora, levando em consideração o cronograma de conteúdo indicado pelo calendário escolar. Dentre os resultados obtidos até o momento, destaca-se o uso das atividades cooperativas, que foram aplicadas para desenvolver os processos artísticos e se tornaram importantes para a negociação de ideias, os debates e a resolução de problemas. Portanto, ao integrar a arte e as habilidades sociais em sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de adquirir competências valiosas que podem beneficiar todos os aspectos de suas vidas, para além dos artísticos. |
Palavras-chave | Ensino de artes, estratégias, habilidades sociais |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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