"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19841

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Larissa Souza Lose
Orientador THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES
Outros membros ROSANA APARECIDA PIMENTA, THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES
Título Estratégias para desenvolver as habilidades sociais no ensino das linguagens artísticas
Resumo Este trabalho trata-se de um relato de experiências realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica, fomentado pela CAPES. O núcleo de Artes é composto por alunos do curso de Dança/UFV e professores da disciplina de Artes da rede pública de ensino. Durante as aulas do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres - ESEDRAT, em Viçosa, MG, foram desenvolvidas atividades com o objetivo de abordar diferentes processos artísticos, como a dança, o teatro e as artes visuais. Além disso, buscou-se favorecer e ampliar a interação social entre os estudantes por meio de atividades de cooperação e debates.
Este estudo pretende compartilhar algumas das estratégias utilizadas e discutir as vantagens de desenvolver as habilidades sociais dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem das Artes. Visa, também, colaborar e debater com outros profissionais da área de licenciatura, especialmente outros professores de Artes.
O interesse em abordar essa temática surgiu a partir da observação durante as aulas na escola e do diálogo com a professora da disciplina, que relatou notar diferenças no processo de socialização entre os estudantes, sobretudo após o período de isolamento decorrente da pandemia. A importância e a valorização das sociais para o desenvolvimento humano são adquiridas nos estudos do teórico Lev Vygotsky, que caracteriza o ser humano como um ser sociável desde a primeira infância até a fase adulta, e os processos de aprendizagem ocorrem por meio das interações .
A metodologia adotada é a Pesquisa-Ação, de caráter exploratório e qualitativo, que, por meio da participação ativa, propicia mudanças e melhorias nas práticas e condições em que são realizadas. As atividades foram planejadas e orientadas em conjunto com a professora, levando em consideração o cronograma de conteúdo indicado pelo calendário escolar.
Dentre os resultados obtidos até o momento, destaca-se o uso das atividades cooperativas, que foram aplicadas para desenvolver os processos artísticos e se tornaram importantes para a negociação de ideias, os debates e a resolução de problemas. Portanto, ao integrar a arte e as habilidades sociais em sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de adquirir competências valiosas que podem beneficiar todos os aspectos de suas vidas, para além dos artísticos.
Palavras-chave Ensino de artes, estratégias, habilidades sociais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.