"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19830

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Thainá Cristina Gonçalves de Aguiar
Orientador BEATRIZ SANTANA CACADOR
Outros membros Ana Caroline Moreira, Daiane Cristo de Souza, Íria Cecilia de Brito Barros, Laiz Faber Gama, Lydiane Thais Cristo de Souza
Título A importância das feiras de saúde e a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva na promoção da saúde: Um relato de experiência.
Resumo INTRODUÇÃO: A educação em saúde é de suma importância no processo de promoção da saúde, ao passo que fornece autonomia ao indivíduo em relação ao seu autocuidado e garante o aprendizado da população sobre formas de prevenção e tratamento correto de inúmeras doenças. Por conta disso, as feiras de saúde são um ambiente favorável para prestação de assistência, educação em saúde e acolhimento da comunidade. OBJETIVOS: Relatar a experiência da inserção da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASAC) em uma feira de saúde realizada no bairro Cachoeirinha. A LASAC se configura como projeto de extensão registrado no RAEX da Universidade Federal de Viçosa. DESCRIÇÕES DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades educativas realizadas para promover a saúde de uma comunidade da zona rural. O público participante da feira constituiu-se, em sua maioria, de pessoas portadoras de doenças crônicas, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes, assistidas pela Estratégia Saúde da Família do bairro Cachoeirinha. A LASAC atuou no monitoramento das condições crônicas por meio da aferição de pressão arterial e glicemia capilar bem como e na educação em saúde mediante realização de dinâmicas em grupo enfatizando a importância da saúde bucal. RESULTADOS: Observou-se que as práticas extensionistas proporcionaram um espaço potente de promoção da saúde para as pessoas que já possuem agravos crônicos instalados, contribuindo para a melhoria da qualidade da vida das mesmas. A feira permitiu contribuir para o resgate do projeto terapêutico e o estimulo de autocuidado das pessoas com agravos crônicos as quais vivenciaram importantes rupturas no acompanhamento em saúde no período pandêmico. |Ademais, a participação na feira se revelou um momento oportuno para que os estudantes membros da LASAC conseguissem articular dimensões teóricas com a riqueza das práticas vivenciadas no cotidiano da comunidade rural em que a feira foi realizada. Além disso, ficou evidente que a troca de saberes realizada entre a população e os estudantes, foi papel facilitador para que um maior vínculo entre a comunidade e a liga acadêmica fosse instituído. CONCLUSÃO: Destarte, observamos na prática, que a educação em saúde é pilar fundamental da promoção da saúde e ação estruturante para que a equipe de saúde contribua para melhoria da qualidade da população e para que seja acompanhada de forma integral, universal e equânime pelo serviço de saúde. Tais ações possibilitam aos usuários não somente resultados positivos relacionados à doença propriamente dita, bem como a prevenção de doenças e o estímulo para o autocuidado. Outrossim, a inserção do estudante nestas atividades possibilita crescimento e aprimoramento profissional, para que, como futuros profissionais da saúde, busquem a promoção da saúde com alicerce nos princípios do SUS.
Palavras-chave Saúde Pública, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,71 segundos.