"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19827

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Letícia Oliveira Silva
Orientador FABRICIO AGUIAR SILVA
Outros membros Gabriel Teixeira Pinto Coimbra, Pedro Augusto Maia Silva, Rayanne Christina Papini de Melo Souza, Víctor Hugo Rezende dos Santos
Título Não Se Vá: Prevendo o Abandono de Usuários de Serviços Móveis
Resumo Contextualização: No contexto atual da sociedade e, com a evolução da tecnologia, os aplicativos para dispositivos móveis passaram a se tornar parte do dia a dia da população para diversas aplicações, desde transferências bancárias, às mídias sociais. Neste cenário, a evasão de clientes, chamada de churn, se tornou um problema para as empresas. Isso fomentou a necessidade de se analisar o comportamento de usuários que deixaram de utilizar o aplicativo e com isso elaborar um modelo utilizando aprendizado de máquina que possa prever o churn antes que este ocorra.

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo a criação de um modelo de Inteligência Artificial capaz de solucionar um problema de previsão de churn. Com o modelo proposto, será possível a tomada de providências por parte das empresas para evitar que os clientes realizem o abandono.

Materiais e Métodos: Para este trabalho, foi realizado um estudo sobre dados estáticos e sequenciais referentes aos clientes de um banco digital no Brasil, fornecidos por uma empresa parceira. Esse estudo consistiu em analisar os atributos presentes na base de dados a fim de determinar quais parâmetros serão úteis na classificação de um potencial usuário churn. Vale ressaltar que foram considerados usuários churners aqueles ausentes a no mínimo 3 meses. Foram utilizados dados de clientes de um banco digital para a análise e criação do modelo, e o mesmo foi integrado a um aplicativo por meio do conceito de computação na borda. A partir deste modelo são usados dados locais para a previsão de abandono, preservando assim a privacidade dos usuários. Com o modelo treinado, foram consideradas as seguintes métricas para avaliação: acurácia, F1-score, precisão e revocação. Tais métricas são bem estabelecidas na área e podem ser utilizadas para tirar conclusões sobre o modelo proposto no quesito qualidade. As métricas foram calculadas utilizando-se a técnica de validação cruzada, bem utilizada em aprendizado de máquina, visando avaliar a generalização do modelo selecionando diferentes conjuntos de treinamento.

Resultados: O resultado obtido foi de 92,10% para acurácia, o que é extremamente favorável. Além disso, para a métrica F1-score foi obtido um valor de 75,82%, mostrando um resultado favorável entre revocação e precisão, uma vez que a métrica busca calcular a média harmônica entre ambas.
Palavras-chave Previsão de churn, Aprendizado de máquina, Computação na borda.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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