Resumo |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promove o aperfeiçoamento das práticas acadêmicas dos discentes, integrando a formação profissional do estudante e estimulando melhorias nas políticas públicas da área educativa. Dessa maneira, para o aprendizado de uma nova língua, se faz necessário promover a vivência cultural na Língua Estrangeira (LE) para que o ensino/aprendizagem comecem a ser efetivados a partir desta realidade. Assim, em 2022, o Departamento de Letras (DLA) foi contemplado com bolsas para a habilitação de Português/Espanhol, em que foram selecionadas dez estudantes, oito bolsistas e duas voluntárias, para o período entre 2022 e 2024. Esse grupo acompanha o processo de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa em turmas do 6º e dos 7º anos da Escola Estadual Effie Rolfs, e proporciona a esses mesmos alunos o contato inicial com a Língua Espanhola. A partir dos desafios e da rotina de observação das aulas de Língua Portuguesa, percebeu-se a necessidade de promover um dia de acolhimento entre os estudantes da escola, a cultura e a Língua Espanhola, pois a escola recebe alunos e alunas vindos de países vizinhos, como Colômbia, Peru, Bolívia, entre outros, assim como acontece em outras escolas da cidade de Viçosa. A proposta da atividade idealizada pelo grupo do PIBID Espanhol foi executada a partir de um evento de conversa com falantes hispânicos (professores do DLA e uma convidada que realizava outras atividades na universidade), abordando determinados assuntos, como curiosidades sobre a Espanha, o México, a Argentina, bem como a literatura e o futebol, estas últimas paixões que ultrapassam fronteiras. Assim, a equipe composta especialmente por mulheres, se subdividiu para realizar todas as tarefas necessárias para a concretização do evento, como o contato com as pessoas que teriam esse momento de conversa com os estudantes, a comunicação com a direção da escola (que faria a autorização para o deslocamento) para que os estudantes pudessem ir até o departamento com a autorização de um responsável, a confecção dos convites para o evento, a reserva do auditório do DLA, o recolhimento das autorizações, a organização das turmas nos horários devidos, entre outras coisas. Além disso, o objetivo do evento “Tarde en Español” foi proporcionar uma nova perspectiva ou estratégias de contato com a língua a partir da imersão e da cultura de países hispanohablantes, que fosse um momento de estímulo para os estudantes que estão conhecendo a língua agora e também de acolhimento para os falantes nativos do idioma, sendo um processo de imersão para todos. E, assim, contribuiu para uma maior interação e dialogicidade entre a equipe do PIBID Espanhol e a escola atendida, ou seja, uma integração entre o saber acadêmico e a comunidade, que são as premissas de integração social e as experiências prévias da universidade. |