"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19808

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Natália Moura Proença da Silva
Orientador JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Outros membros Larissa Evangelista Dias, Maria Eduarda Rodrigues Marçal, Mariana do Carmo Moreira
Título “Tarde en Español”: a promoção do acolhimento e imersão mediados pela Língua Espanhola
Resumo O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promove o aperfeiçoamento das práticas acadêmicas dos discentes, integrando a formação profissional do estudante e estimulando melhorias nas políticas públicas da área educativa. Dessa maneira, para o aprendizado de uma nova língua, se faz necessário promover a vivência cultural na Língua Estrangeira (LE) para que o ensino/aprendizagem comecem a ser efetivados a partir desta realidade. Assim, em 2022, o Departamento de Letras (DLA) foi contemplado com bolsas para a habilitação de Português/Espanhol, em que foram selecionadas dez estudantes, oito bolsistas e duas voluntárias, para o período entre 2022 e 2024. Esse grupo acompanha o processo de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa em turmas do 6º e dos 7º anos da Escola Estadual Effie Rolfs, e proporciona a esses mesmos alunos o contato inicial com a Língua Espanhola. A partir dos desafios e da rotina de observação das aulas de Língua Portuguesa, percebeu-se a necessidade de promover um dia de acolhimento entre os estudantes da escola, a cultura e a Língua Espanhola, pois a escola recebe alunos e alunas vindos de países vizinhos, como Colômbia, Peru, Bolívia, entre outros, assim como acontece em outras escolas da cidade de Viçosa. A proposta da atividade idealizada pelo grupo do PIBID Espanhol foi executada a partir de um evento de conversa com falantes hispânicos (professores do DLA e uma convidada que realizava outras atividades na universidade), abordando determinados assuntos, como curiosidades sobre a Espanha, o México, a Argentina, bem como a literatura e o futebol, estas últimas paixões que ultrapassam fronteiras. Assim, a equipe composta especialmente por mulheres, se subdividiu para realizar todas as tarefas necessárias para a concretização do evento, como o contato com as pessoas que teriam esse momento de conversa com os estudantes, a comunicação com a direção da escola (que faria a autorização para o deslocamento) para que os estudantes pudessem ir até o departamento com a autorização de um responsável, a confecção dos convites para o evento, a reserva do auditório do DLA, o recolhimento das autorizações, a organização das turmas nos horários devidos, entre outras coisas. Além disso, o objetivo do evento “Tarde en Español” foi proporcionar uma nova perspectiva ou estratégias de contato com a língua a partir da imersão e da cultura de países hispanohablantes, que fosse um momento de estímulo para os estudantes que estão conhecendo a língua agora e também de acolhimento para os falantes nativos do idioma, sendo um processo de imersão para todos. E, assim, contribuiu para uma maior interação e dialogicidade entre a equipe do PIBID Espanhol e a escola atendida, ou seja, uma integração entre o saber acadêmico e a comunidade, que são as premissas de integração social e as experiências prévias da universidade.
Palavras-chave PIBID Espanhol, Letras, Ensino Público.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.