Resumo |
O presente projeto de extensão resulta de trabalhos de pesquisa e ações de extensão desenvolvidas no campo da Educação Sustentável pela equipe proponente. Estes trabalhos reforçam a necessidade de uma transição rápida para a sustentabilidade e justiça social: a reinvenção criativa de nossos modos de vida. Em outras palavras, uma mudança que alguns autores chamam de Grande Virada: a promoção de uma transição rápida de um modelo de civilização destrutivo, em decadência, para outro que possa sustentar a Vida. A urgência desta transição é evidente porque, como reconhece Basarab Nicolescu, “a expansão contínua da civilização de tipo ocidental por todo o planeta torna sua queda equivalente a um incêndio planetário sem termo de comparação com as duas primeiras guerras mundiais” . Para promover esta mudança, as Universidades possuem um papel central como centros de produção e disseminação de inovações e conhecimentos. Tais trabalhos reportam a importância fundamental de se desenvolver e experimentar formas criativas de educação que potencializem a mudança e a transição de culturas e sociedades baseadas em lógicas de exclusão, que destroem a vida, para culturas e sociedades que sustentem a vida, e operem segundo outras lógicas. Entendemos que a investigação, a criação e a aplicação de processos de educação transformadora e sustentável é uma estratégia necessária e interessante para promover essa transição. Sendo assim, este projeto tem como objetivo geral: Promover ações educativas para motivar e capacitar jovens e adultos para a participação e construção de projetos colaborativos comprometidos com a transição para uma cultura de sustentabilidade e regeneração. Dentre as ações propostas, até o momento, foi realizado o evento "Papo que ECOA" junto ao Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da UFV (ECOA) com o tema “Dragon Dreaming - Planejamento Estratégico Participativo Consensual” tendo por objetivo apresentar os elementos básicos da metodologia Dragon Dreaming para a criação e gestão colaborativa de projetos a fim de apoiar a construção da 14ª Troca de Saberes. De forma semelhante, foi também realizada uma oficina de Dragon Dreaming para o grupo Apêti, núcleo de estudos, pesquisa e práticas agroflorestais, vinculado à UFV, a fim de apoiar a fase de planejamento do projeto de construção de um espaço de ensino e prática da agroecologia. As demais ações, como os encontros virtuais sobre temas e experiências ligadas à sustentabilidade e regeneração e o grupo de estudos sobre Dragon Dreaming estão em fase de planejamento. |