"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19799

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Alice Adnet Moura da Silva
Orientador FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS
Outros membros Ana Carolina Beer Figueira Simas
Título Educação para a regeneração e sustentabilidade planetária
Resumo O presente projeto de extensão resulta de trabalhos de pesquisa e ações de extensão desenvolvidas no campo da Educação Sustentável pela equipe proponente. Estes trabalhos reforçam a necessidade de uma transição rápida para a sustentabilidade e justiça social: a reinvenção criativa de nossos modos de vida. Em outras palavras, uma mudança que alguns autores chamam de Grande Virada: a promoção de uma transição rápida de um modelo de civilização destrutivo, em decadência, para outro que possa sustentar a Vida. A urgência desta transição é evidente porque, como reconhece Basarab Nicolescu, “a expansão contínua da civilização de tipo ocidental por todo o planeta torna sua queda equivalente a um incêndio planetário sem termo de comparação com as duas primeiras guerras mundiais” . Para promover esta mudança, as Universidades possuem um papel central como centros de produção e disseminação de inovações e conhecimentos. Tais trabalhos reportam a importância fundamental de se desenvolver e experimentar formas criativas de educação que potencializem a mudança e a transição de culturas e sociedades baseadas em lógicas de exclusão, que destroem a vida, para culturas e sociedades que sustentem a vida, e operem segundo outras lógicas. Entendemos que a investigação, a criação e a aplicação de processos de educação transformadora e sustentável é uma estratégia necessária e interessante para promover essa transição. Sendo assim, este projeto tem como objetivo geral: Promover ações educativas para motivar e capacitar jovens e adultos para a participação e construção de projetos colaborativos comprometidos com a transição para uma cultura de sustentabilidade e regeneração. Dentre as ações propostas, até o momento, foi realizado o evento "Papo que ECOA" junto ao Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da UFV (ECOA) com o tema “Dragon Dreaming - Planejamento Estratégico Participativo Consensual” tendo por objetivo apresentar os elementos básicos da metodologia Dragon Dreaming para a criação e gestão colaborativa de projetos a fim de apoiar a construção da 14ª Troca de Saberes. De forma semelhante, foi também realizada uma oficina de Dragon Dreaming para o grupo Apêti, núcleo de estudos, pesquisa e práticas agroflorestais, vinculado à UFV, a fim de apoiar a fase de planejamento do projeto de construção de um espaço de ensino e prática da agroecologia. As demais ações, como os encontros virtuais sobre temas e experiências ligadas à sustentabilidade e regeneração e o grupo de estudos sobre Dragon Dreaming estão em fase de planejamento.
Palavras-chave Educação Transformadora, Educação Regenerativa, Sustentabilidade Planetária
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.