"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19797

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Iury Filipe Prudente Verdan
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Outros membros Mateus Mendes Silva
Título Educação e ensino de história: evento “revogação do novo ensino médio em debate”
Resumo A equipe do Pibid-História, com núcleo na Escola Estadual Effie Rolfs, sob a orientação da professora Priscila Ribeiro Dorella, vinculada ao Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa, promoveu, no dia 02 de maio de 2023, um evento que visava ampliar a discussão sobre o “Novo Ensino Médio”, sendo um dos primeiros eventos da UFV a ter como tema central essa reforma e seus impactos na educação. Com apoio da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), o evento contou com a participação da estudante do Novo Ensino Médio, da Escola Estadual Effie Rolfs, Lara Vitória, do professor de História, Paulo Grossi, e do professor e coordenador do PIBID - UFV, Rafael Rigolon. O evento recebeu a presença de grande público, contando com mais de 200 participantes, formado por estudantes e docentes, de diferentes cursos e escolas de Viçosa, tendo uma considerável participação da comunidade escolar no debate proposto. O principal objetivo deste projeto construído, orientando-se com apoio teórico do Professor da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara, um crítico da reforma do ensino médio, era ampliar o debate sobre o “Novo Ensino Médio”, já implementado em muitas escolas brasileiras, por considerarmos que tal projeto possui muitas falhas, em seu cerne, que tendem a desmantelar a, já precária, educação pública no país. A equipe do Pibid-História buscou trazer à tona análises de professores e estudantes, por acreditarmos que diferentes agentes da educação estão sendo prejudicados diante do “Novo Ensino Médio”. Com isso, nosso intuito era estender esse debate dentro da Universidade Federal de Viçosa, que conta com um grande contingente de atores educacionais a quem interessa tal debate. O trabalho realizado foi de mobilização da comunidade escolar em relação à implementação do “NEM” nas escolas brasileiras. Nesse sentido, conseguimos promover uma considerável participação de tais atores no debate realizado, sendo um público extremamente diverso, formado por professores de Viçosa, incluindo os do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI) e outras escolas, integrantes dos sindicatos de professores, estudantes da educação básica, servidores da UFV, estudantes de pós-graduação e inúmeros graduandos, não só das licenciaturas, mas também de outros bacharelados como direito, odontologia, serviço social, bioquímica, dentre outros. Logo, consideramos que ampliamos a discussão sobre o tema, além de reforçar a consciência política-docente dos organizadores, em discussões sobre a reforma e suas implicações na carreira docente. A difusão das ideias que surgiram no debate evidencia-se na promoção de outros eventos posteriores, como a audiência pública, promovida pelo vereador professor Bartô. Portanto, nosso objetivo de debate e mobilização da comunidade apresenta-se como realizado e com espaço para novas contribuições.
Palavras-chave Pibid, Educação, Novo Ensino Médio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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