Resumo |
Tema central: as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. Os métodos diagnósticos cardiológicos como ecocardiograma, cineangiocoronariografia e eletrocardiografia, entre outros, permitem a identificação precoce de doenças cardíacas e a realização de intervenções e tratamentos adequados. Justificativa: o conhecimento de métodos diagnósticos cardiológicos ajuda o estudante de enfermagem a ter mais clareza sobre o papel protagonista que o enfermeiro deve desempenhar no cuidado aos pacientes com doenças cardíacas junto à equipe multiprofissional. Objetivos: elaborar uma apresentação sobre métodos de diagnóstico mais utilizados na área da cardiologia para ser ministrado em uma reunião dos membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LAEC- UFV); identificar a aplicabilidade do conteúdo na futura prática assistencial; desenvolver habilidades criativas e de oratória; ministrar o conteúdo de forma clara e objetiva. Metodologia: uma dupla de estudantes ficou responsável por elaborar uma apresentação para ser ministrada aos demais membros da Liga. Assim, foi necessário buscar evidencias na literatura científica, estudar sobre o tema, elaborar uma apresentação em power point criativa para guiar a dupla na condução da atividade, treinar a oratória para que o conteúdo fosse trabalhado de forma clara e objetiva. Os métodos diagnósticos abordados foram ecocardiografia transtorácica, transesofágica e de esforço, cateterismo cardíaco, eletrocardiograma, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Resultados: a dinâmica da reunião ocorreu em roda de conversa, em que as ligantes fizeram uma síntese do conteúdo e das implicações para a prática clínica do Enfermeiro. Após esse momento, foi realizado um quiz abordando todo o conteúdo ministrado, o qual serviu para ajudar a construir o conhecimento de forma lúdica e criativa. Conclusões: por meio dessa atividade de ensino, observou-se que conhecer a finalidade desses exames capacita o enfermeiro para colaborar de forma mais efetiva na assistência aos pacientes com doenças cardíacas. Ele pode fornecer suporte adequado aos pacientes, garantindo sua segurança e conforto durante alguns procedimentos diagnósticos, orientá-los pacientes sobre o propósito dos exames, a esclarecer dúvidas e fornecer instruções pré e pós-exame. Dessa forma, a atividade viabilizou a compressão da aplicabilidade de conhecimentos científicos à prática de Enfermagem, além de proporcionar o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades. |