Outros membros |
Alessandra Luíza Martins Duarte, Ana Karine Vieira Costa, Arthur Miranda dos Santos, Daniele Rosalina dos Santos Côrtes, Fagner Darlan Dias Corrêa, Gabriela Freitas Fontes, Geovana Batista Rosa de Souza, JOSE GUILHERME PRADO MARTIN |
Resumo |
O Projeto Rondon (PR), criado em 1968 pelo Ministério da Defesa, visa promover uma maior integração entre instituições de ensino superior (IES) e municípios brasileiros. Seguindo uma filosofia humanista inspirada na integração nacional realizada pelo sertanista Marechal Rondon, a iniciativa se desenvolve a partir da interlocução entre as partes envolvidas para o levantamento das demandas sociais, a fim de promover melhorias sustentáveis. Baseado na ideia de construção genuína da educação de estudantes universitários, o PR engloba equipes compostas por 8 acadêmicos que, instruídos por 2 professores, se comprometem a desenvolver atividades em uma localidade pré-definida. Mesmo sendo uma estratégia governamental, o PR evidencia a importância da participação dos estudantes para que, além da satisfação pessoal e cumprimento das atividades propostas, eles possam se empenhar numa transformação social. A Operação Portal do Sertão, desenvolvida no período de 26-01 a 12-02 de 2023, motivou estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa, a se deslocarem para o município de Tanquinho-BA. Os planos das ações da operação foram desenvolvidos segundo as áreas temáticas Comunicação, Trabalho, Meio Ambiente e Tecnologia-Produção, visando beneficiar os munícipes. No desenvolvimento de 43 oficinas ministradas, os acadêmicos interagiram com um público de aproximadamente 605 pessoas. Por sua vez, o curto período da operação (2 semanas) suscitou, como princípio metodológico, a ideia de dispersão de sementes que, futuramente, germinarão para o caminho de um equilíbrio social na busca da reafirmação de qualidades e habilidades específicas, contribuindo para a valorização da comunidade em diferentes áreas. Durante as atividades, foi notória a necessidade de valorização cultural individual e social, ressaltando-se o autocuidado, determinante para o alcance dos objetivos do PR. Apesar da pluralidade das demandas sociais, ocorreu uma aproximação entre a comunidade e os acadêmicos, estes sensibilizados para aspectos relacionados à estima social nos indivíduos e, ao mesmo tempo, para a necessidade de instrução sistemática na UFV para que os acadêmicos sejam capacitados para desafios sociais, para além dos limites institucionais. Considerando-se o tempo e alcance restritos dos rondonistas, é notório que as demandas previstas no início da operação são ultrapassadas quando se coloca em questão o apreço social, porém, não se perpetuou as transformações necessárias, o que demandaria maior tempo de acompanhamento da comunidade. Para os acadêmicos, a vivência no PR ultrapassou o mero papel de “ministrantes/professores”, enriquecendo a experiência para além do conhecimento científico. Assim, experimentar a oportunidade de participação no PR proporcionou aos rondonistas da equipe UFV uma memória afetiva de uma vivência comunitária real fora dos muros da universidade. |