"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19735

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natália Cristina Werkhaizer
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros CARLOS ALBERTO MORAES MORENO, MARIA DO CARMO TITO TEIXEIRA , Rita de Cassia Santos Soares, SARAH APARECIDA VIEIRA RIBEIRO, TATIANE CRISTINA SERAFIM
Título Educação Alimentar e Nutricional na APAE/CER III: Relato de experiências
Resumo Introdução: Pessoas com deficiência têm maior risco de desnutrição e obesidade, devido a fatores como dificuldades de mobilidade, limitações cognitivas, disfunções fisiológicas que podem recair em condições de restrições ou inadequações alimentares. Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Centro Especializado em Reabilitação III (APAE/CERIII) de Viçosa-MG, o acompanhamento nutricional integra o serviço multiprofissional oferecido aos usuários, propiciando atendimento personalizado e desenvolvendo ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na correspondência do ser. Objetivo: Desenvolver educação alimentar e nutricional na APAE/CER III, por meio do Estágio Supervisionado em Nutrição Social realizado por graduandos da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Principais ações: A primeira atividade destinou-se aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, trabalhando o estímulo à experimentação de sabores e texturas de frutas para ampliar a variedade na alimentação diária. Utilizou-se: banana-prata, maçã, melancia, melão, laranja, abacaxi e mamão, integrando estas opções ao cotidiano da APAE. A vivência dos usuários com as frutas foi conhecida em uma roda de conversa, e nesse espaço lúdico, disponibilizou-se lápis de cor, cola e grãos de feijão para montagem de cartelas de bingo com frutas. Solicitou-se colorir as frutas da preferência em folha com ilustrações impressas. A dinâmica consistiu em sortear as frutas da atividade, até que um completasse a cartela. A elaboração e degustação da salada de frutas encerrou a atividade. Para envolvê-los no preparo, todos realizaram a higiene das mãos com apoio dos responsáveis. A segunda atividade destinou-se aos frequentadores da APAE na semana comemorativa do “Dia da Saúde e Nutrição”. Elaborou-se folder e cartazes sobre o grau de processamento dos alimentos, trazendo a classificação: in natura, minimamente processado, processado e ultraprocessado. O destaque das palavras, por cores, adverte o consumo excessivo de alimentos processados (cor amarelo) e ultraprocessados (cor vermelho) que se associam à deficiências nutricionais, obesidade e outras doenças. Os alimentos in natura e minimamente processados (cor verde) incentivam o consumo. Resultados: As atividades têm contribuído para ampliar a inclinação dos usuários na experimentação de alimentos, diminuindo resistências e seletividade alimentar. O envolvimento dos alunos na preparação da salada de fruta permitiu observar o potencial para desenvolvimento de habilidades culinárias, tornando o momento da degustação estimulante. Eventos comemorativos permitem que temas de alimentação de interesse possam ser abordados em linguagem coloquial, contribuindo para orientar escolhas saudáveis. Conclusões: As atividades de EAN favoreceram a experimentação de outros sabores e texturas pelos usuários ampliando a possibilidade de inclusão de outros alimentos, o que ratifica a importância da continuidade destas ações na APAE em parceria com os estágios.
Palavras-chave Educação Alimentar e Nutricional, APAE/CER III, Relato de Experiência.
Forma de apresentação..... Painel
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