"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19612

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor ESTER CRESPO MACIEL
Orientador DANIELLE RODRIGUES DE MORAES
Título VI Coluni em Cena: Ensino de Teatro na Escola
Resumo Através da Lei de diretrizes e Bases (LDB) nº 9394/96, a arte foi reconhecida como área de conhecimento na educação brasileira. Atualmente, com as discussões da BNCC, esse reconhecimento permanece, mantendo assim um espaço para o teatro na escola. O teatro é uma linguagem artística que possibilita formas de expressão e comunicação. A presença do teatro na escola pode permitir uma nova forma de olhar o mundo ao seu redor, além de promover a sociabilidade e uma melhora verbal e corporal. Este artigo é produzido a partir da análise do projeto teatral Coluni em Cena, desenvolvido, anualmente, no Colégio de Aplicação Coluni da Universidade Federal de Viçosa/MG, com os alunos da primeira série, através da disciplina de Arte. Este projeto se encontra em sua quarta edição no ano de 2023, tendo seu início em 2015. Sua pesquisa aconteceu através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/EM). O projeto busca inserir o ensino teatral no ambiente escolar de forma dinâmica, criativa e interativa para a comunidade discente. Dessa forma, este artigo busca apresentar como o projeto é desenvolvido na escola, através de várias etapas (ensino da história do teatro, estudo das máscaras teatrais, prática de jogos teatrais, montagem de cenas curtas, dentre outras) e fazer uma análise de como o Teatro tem sido abordado no ambiente escolar. Ao final do projeto, os alunos apresentam as cenas montadas ao longo do ano para a comunidade escolar e demais convidados. A recepção dos alunos ao projeto foi considerada nessa produção textual e destaca-se uma relação ensino/aprendizagem prazerosa e que rompe com a abordagem educacional tradicional baseada numa sala com cadeiras voltadas para um quadro. A conclusão do trabalho permitiu o entendimento da importância da inserção do Teatro no espaço escolar, a fim de que sejam desenvolvidos nos alunos habilidades de suma importância em suas carreiras acadêmicas e no desenvolvimento pessoal como a criatividade, a capacidade de trabalho em grupo e a desenvoltura ao falar em público.
Palavras-chave Teatro, Ensino/Aprendizagem, Escola.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.