"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19611

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vanessa de Lana Moreira
Orientador BARBARA LIMA GIARDINI
Outros membros Atílio Freitas Pedroni, Deivit Henrique da Silva Leite, Isadora Almendagna, Thamara Rosa Pedro
Título Impactos da pandemia de Covid-19 na Educação Básica
Resumo A pandemia global de Covid-19, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, emergiu como um dos eventos mais significativos da história recente, devido às suas implicações que transcenderam o domínio da saúde e tiveram impacto abrangente na sociedade. Na área da educação, tais efeitos foram percebidos, principalmente, em razão do modelo de ensino remoto, adotado diante da necessidade de isolamento social como medida de prevenção da doença, fato que resultou no cancelamento das aulas presenciais. Considerando a importância da discussão do ensino remoto e os seus reflexos na aprendizagem dos estudantes da educação básica e na prática pedagógica docente, desenvolvemos este trabalho no âmbito da disciplina EDU 155 – Didática, cursada no primeiro semestre letivo de 2023, na Universidade Federal de Viçosa. Por esta razão, o objetivo foi compreender como a crise sanitária causada pelo novo coronavírus afetou a comunidade escolar (estudantes, professores e famílias) e a educação básica pública, em nosso país. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema e conversamos com uma professora que atua no Ensino Médio. A professora destacou que, atualmente, um dos principais problemas que afetam a sua prática pedagógica são as consequências provocadas pela pandemia e pelo ensino remoto, que tiveram efeitos diretos na aprendizagem dos estudantes, especialmente, pela drástica mudança de rotina das famílias, e pelas novas formas de sociabilidade virtual, tendo em vista a privação da convivência, com prejuízos na relação entre os estudantes e entre docente-discente. Observamos, pela revisão de literatura, que a crise sanitária impôs desafios para professores, estudantes e famílias, principalmente para aquelas em situação socioeconômica mais vulnerável, afetando em maior medida, as crianças em estágio inicial de alfabetização. Estudantes da educação inclusiva também sofreram com as imposições do ensino remoto, em maior medida, surdos e pessoas com deficiência auditiva. A falta de acesso a materiais e tecnologias assistivas, a escassez de professores e intérpretes em língua de sinais e o uso de máscaras prejudicaram a participação e aprendizagem. As desigualdades se acentuaram no que tange ao acesso à internet e aos dispositivos tecnológicos. Professores enfrentaram dificuldades em seu trabalho, adaptando suas casas em estúdios de gravação e lidando com o esgotamento mental, assim como toda a comunidade escolar. A aderência permanente ao ensino remoto em detrimento de aulas presenciais, intensificou a precarização do ensino e do trabalho docente. Observamos ainda que, além dos reflexos na aprendizagem, o ensino remoto foi alvo dos interesses privatistas da política e de empresas educacionais. Concluímos que não foi positiva a adoção do ensino remoto e a tentativa de inserção de tecnologias que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, em relação ao direito a uma educação universal e igualitária e à necessidade de uma educação inclusiva.
Palavras-chave Ensino Remoto, Aprendizagem, Educação Básica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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