"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19606

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Michele Pereira de Paula
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros BARBARA LIMA GIARDINI
Título Formação Continuada de Professores e Dimensões da Identidade Docente
Resumo A formação docente, de forma mais ampla, é um dos indicadores da qualidade da educação; e a formação continuada de professores tem sido considerada fulcral perante as transformações educacionais que correspondam às exigências sociais do século XXI. Compreendemos à luz dos estudos de Day (2001), Gatti (2006, 2008, 2013-2014), Nóvoa (2005, 2007, 2021) e Imbernón (2009) a formação continuada de professores como domínio importante ao desenvolvimento profissional e à composição da identidade docente. No entanto, ela tem sido delegada a instituições que alimentam o mercado da formação, e se mostrado como mecanismo de regulação da ação docente, aspectos que resultam em uma constituição da identidade profissional menos reflexiva e autônoma. A compreensão do desenvolvimento da identidade é referenciada em Dubar (2009, 2010) e as dimensões que estabelecem a composição da identidade de professores é amparada em Nascimento (2007), Morais e Macedo (2021). Diante dos aspectos elencados, trazemos como questionamento: Quais dimensões da identidade docente são constituídas pelos professores nas ações de formação continuada que participaram? Quais as suas implicações para o desenvolvimento profissional docente? O objetivo da pesquisa é compreender as ações de formação continuada de professores da educação básica em um município mineiro, no período de 2017 e 2021, relacionando as dimensões de composição da identidade docente e suas implicações para o desenvolvimento profissional. A pesquisa com abordagem qualitativa, se encontra estruturada em procedimentos de pesquisa exploratória, documental e narrativa. A metodologia da análise de prosa (ANDRÉ, 1983) constitui a base para análise das narrativas das professoras participantes da pesquisa. Diante do levantamento das ações de formação continuada do município estudado, evidenciamos diversidade de modelos e propostas de formação continuada de professores e pouco empenho/ motivação das professoras em participar dessas ações. Em relação à caracterização das dimensões identitárias, destacamos os aspectos motivacionais, sociorepresentacionais e emocionais presentes nas narrativas das professoras participantes e as considerações de desarticulação das ações de formação continuada às dimensões desenvolvidas na docência. Os dados preliminares indicam a falta de um levantamento de necessidades formativas de professores na constituição dos cursos pelas instituições e uma baixa adesão os conhecimentos veiculados nos cursos, o que apresenta indícios de uma formação à distância das demandas cotidianas.
Palavras-chave formação continuada, identidade docente, dimensões identitárias
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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