Resumo |
A formação docente, de forma mais ampla, é um dos indicadores da qualidade da educação; e a formação continuada de professores tem sido considerada fulcral perante as transformações educacionais que correspondam às exigências sociais do século XXI. Compreendemos à luz dos estudos de Day (2001), Gatti (2006, 2008, 2013-2014), Nóvoa (2005, 2007, 2021) e Imbernón (2009) a formação continuada de professores como domínio importante ao desenvolvimento profissional e à composição da identidade docente. No entanto, ela tem sido delegada a instituições que alimentam o mercado da formação, e se mostrado como mecanismo de regulação da ação docente, aspectos que resultam em uma constituição da identidade profissional menos reflexiva e autônoma. A compreensão do desenvolvimento da identidade é referenciada em Dubar (2009, 2010) e as dimensões que estabelecem a composição da identidade de professores é amparada em Nascimento (2007), Morais e Macedo (2021). Diante dos aspectos elencados, trazemos como questionamento: Quais dimensões da identidade docente são constituídas pelos professores nas ações de formação continuada que participaram? Quais as suas implicações para o desenvolvimento profissional docente? O objetivo da pesquisa é compreender as ações de formação continuada de professores da educação básica em um município mineiro, no período de 2017 e 2021, relacionando as dimensões de composição da identidade docente e suas implicações para o desenvolvimento profissional. A pesquisa com abordagem qualitativa, se encontra estruturada em procedimentos de pesquisa exploratória, documental e narrativa. A metodologia da análise de prosa (ANDRÉ, 1983) constitui a base para análise das narrativas das professoras participantes da pesquisa. Diante do levantamento das ações de formação continuada do município estudado, evidenciamos diversidade de modelos e propostas de formação continuada de professores e pouco empenho/ motivação das professoras em participar dessas ações. Em relação à caracterização das dimensões identitárias, destacamos os aspectos motivacionais, sociorepresentacionais e emocionais presentes nas narrativas das professoras participantes e as considerações de desarticulação das ações de formação continuada às dimensões desenvolvidas na docência. Os dados preliminares indicam a falta de um levantamento de necessidades formativas de professores na constituição dos cursos pelas instituições e uma baixa adesão os conhecimentos veiculados nos cursos, o que apresenta indícios de uma formação à distância das demandas cotidianas. |