"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19577

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Helen Albuquerque de Andrade Medina
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Título A Educação de Jovens e Adultos no CESEC “Professor José Carneiro de Castro” (Ubá, MG): diálogos com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire
Resumo Introdução
Observa-se que as políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos, nos últimos anos, preocupam-se quase exclusivamente em direcionar esse alunado para o mercado de trabalho; surge, então, a concepção de uma educação que atenda os interesses do mercado, ou seja, voltada para o “mundo do trabalho”, em detrimento de “uma educação para a compreensão do mundo e da vida”.
Nem mesmo a pandemia do coronavírus 19, com todas as dificuldades geradas pela imensa desigualdade social do país, evidenciada ainda mais no período do ensino remoto, foi capaz de promover mudanças estruturais no ensino pós pandemia, capazes de superar a lógica neoliberal que perpassa as propostas educacionais, especialmente no Centro Estadual de Educação Continuada – CESEC - “Professor José Carneiro de Castro” (Ubá/ MG). Acredito que, diante da grande crise paradigmática pela qual passa a sociedade e, consequentemente, a escola, a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire seja a melhor opção para iluminar as reflexões e, posteriormente, embasar as práticas dos educadores do CESEC “Professor José Carneiro de Castro”, por sua atualidade e aplicabilidade.
Objetivo geral: analisar as práticas educativas implementadas no CESEC “Professor José Carneiro de Castro” (Ubá, MG), à luz dos pressupostos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire.
Objetivos especificos: analisar as condições necessárias para o trabalho na EJA do CESEC “Professor José Carneiro de Castro” (Ubá, MG), com projetos embasados na perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire; verificar as diferenças existentes entre o modelo curricular proposto nas diretrizes curriculares para a EJA semipresencial e os pressupostos para uma educação libertadora; compreender como se dá a efetivação de propostas (práticas) embasadas na pedagogia libertadora de Paulo Freire em turmas de EJA do CESEC “Professor José Carneiro de Castro” (Ubá, MG) e os entraves para sua implementação.
Metodologia: realizar entrevistas e aplicar questionários junto aos educadores do CESEC “Professor José Carneiro de Castro” sobre os desafios e possibilidades de êxito e/ ou acerca das dificuldades na efetivação das propostas de Freire na referida modalidade; analisar políticas públicas voltadas para a EJA, e apontar consonâncias e discrepâncias com as ideias de Paulo Freire; analisar, a partir de obras selecionadas, as contribuições de Paulo Freire para as práticas docentes nas turmas de EJA; registrar todas as informações julgadas relevantes para o desenvolvimento da pesquisa;
Resultados esperados: elaborar dissertação com os dados sobre as práticas pedagógicas junto aos educandos do CESEC “Professor José Carneiro de Castro”, à luz da pedagogia crítico-libertadora do professor Paulo Freire, como opção para iluminar as reflexões e, posteriormente, embasar as práticas dos educadores da referida instituição de ensino.
Palavras-chave Educação, Paulo Freire, EJA
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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