ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Física Geral |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Primeiro autor | Bruno do Nascimento Silva |
Orientador | LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA |
Outros membros | ROBSON LUIZ SANTOS |
Título | Análises aerodinâmicas de uma aeronave rádio controlada. |
Resumo | Minha pesquisa é realizada no projeto Acauã, que é uma equipe dedicada à construção de uma aeronave controlada por rádio para participar da competição "SAE Brasil AeroDesign - Classe Micro" realizada anualmente em São Paulo. Na competição, enfrentamos diversos desafios, como testes de voo e cargas, com o objetivo de levar o avião aos seus limites. A construção da aeronave começou no início do semestre em nosso laboratório, com a colaboração de todos os membros da equipe. Além disso, parte da competição envolve a elaboração de relatórios, em que cada membro é responsável por contribuir com o projeto. No meu relatório, estou focado na área de aerodinâmica, apresentando os cálculos necessários para o estudo do perfil da asa e das empenagens de nossa aeronave, incluindo o formato e a posição da asa. O estudo aerodinâmico é fundamental, pois fornece resultados relacionados ao desempenho, estabilidade e eficiência do avião projetado. O primeiro passo nesse estudo é a seleção dos perfis da asa e das empenagens, baseada em nossos objetivos para o avião, buscando as melhores condições de voo e respeitando os regulamentos da competição. Utilizando o software XFLR5, conseguimos interpolar vários perfis conhecidos, chegando ao mais adequado para nossa asa. Por meio do estudo e modificação de sua geometria, criamos um perfil inovador para a equipe, com alto coeficiente de sustentação máximo e coeficiente de momento próximo de zero. Esse novo perfil proporciona ao nosso avião uma sustentação elevada e muito mais estabilidade em comparação aos anos anteriores. Quanto às empenagens vertical e horizontal, optamos por um perfil simétrico conhecido, o qual ajudou a reduzir o arrasto da nossa aeronave. Outro parâmetro importante para a concepção do projeto da asa de um avião é o número de Reynolds, que é adimensional e depende da corda média aerodinâmica do perfil, da densidade do ar e da velocidade de voo. Esse número é essencial para todos os estudos de simulação em CFD, que fornecem a maioria dos dados necessários para o projeto. Posteriormente, esses dados são calculados analiticamente para garantir sua confiabilidade. O projeto AeroDesign é de extrema importância, pois, mesmo tratando-se de aeronaves de pequeno porte, oferece resultados inovadores que podem ser implementados na aviação mundial. |
Palavras-chave | Física, Aerodinâmica, AeroDesign |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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