"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19567

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Bruno do Nascimento Silva
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros ROBSON LUIZ SANTOS
Título Análises aerodinâmicas de uma aeronave rádio controlada.
Resumo Minha pesquisa é realizada no projeto Acauã, que é uma equipe dedicada à construção de uma aeronave controlada por rádio para participar da competição "SAE Brasil AeroDesign - Classe Micro" realizada anualmente em São Paulo. Na competição, enfrentamos diversos desafios, como testes de voo e cargas, com o objetivo de levar o avião aos seus limites. A construção da aeronave começou no início do semestre em nosso laboratório, com a colaboração de todos os membros da equipe. Além disso, parte da competição envolve a elaboração de relatórios, em que cada membro é responsável por contribuir com o projeto.

No meu relatório, estou focado na área de aerodinâmica, apresentando os cálculos necessários para o estudo do perfil da asa e das empenagens de nossa aeronave, incluindo o formato e a posição da asa. O estudo aerodinâmico é fundamental, pois fornece resultados relacionados ao desempenho, estabilidade e eficiência do avião projetado. O primeiro passo nesse estudo é a seleção dos perfis da asa e das empenagens, baseada em nossos objetivos para o avião, buscando as melhores condições de voo e respeitando os regulamentos da competição.

Utilizando o software XFLR5, conseguimos interpolar vários perfis conhecidos, chegando ao mais adequado para nossa asa. Por meio do estudo e modificação de sua geometria, criamos um perfil inovador para a equipe, com alto coeficiente de sustentação máximo e coeficiente de momento próximo de zero. Esse novo perfil proporciona ao nosso avião uma sustentação elevada e muito mais estabilidade em comparação aos anos anteriores. Quanto às empenagens vertical e horizontal, optamos por um perfil simétrico conhecido, o qual ajudou a reduzir o arrasto da nossa aeronave.

Outro parâmetro importante para a concepção do projeto da asa de um avião é o número de Reynolds, que é adimensional e depende da corda média aerodinâmica do perfil, da densidade do ar e da velocidade de voo. Esse número é essencial para todos os estudos de simulação em CFD, que fornecem a maioria dos dados necessários para o projeto. Posteriormente, esses dados são calculados analiticamente para garantir sua confiabilidade.

O projeto AeroDesign é de extrema importância, pois, mesmo tratando-se de aeronaves de pequeno porte, oferece resultados inovadores que podem ser implementados na aviação mundial.
Palavras-chave Física, Aerodinâmica, AeroDesign
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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