"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19527

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carlos Henrique Rodrigues Oliveira
Orientador LAENE MUCCI DANIEL
Outros membros Camila Rodrigues Silva, Maria Paula Santos de Faria
Título Oficina zoom de fotografia
Resumo Através do projeto de extensão Zoom - Agência de Fotografia desenvolvida no Departamento de Comunicação Social da UFV, foram realizadas duas oficinas de fotografia que tinham como o objetivo apresentar conceitos básicos relacionados às técnicas de fotografia e o desenvolvimento de uma atividade experimental onde os participantes, com apoio de monitores, produziram fotografias em câmeras fotográficas do Departamento de Comunicação Social da UFV. As oficinas foram realizadas em dois espaços do município de Viçosa - MG, com pacientes do CAPS-AD e com moradores da comunidade quilombola Buieié, situada na zona rural da cidade.


Essa oficina estimula a curiosidade e a criatividade das pessoas, oferecendo uma saída lúdica e irrestrita para sua expressão artística. Os participantes podem explorar seus talentos artísticos, melhorar suas habilidades de resolução de problemas e descobrir maneiras novas e interessantes de interpretar o mundo ao seu redor por meio de atividades práticas e experimentando várias abordagens. A oficina tenta desenvolver um espaço de auto-expressão, aumentando a sua confiança e alimentando o seu potencial criativo.

Da mesma forma, a oficina fornece aos pacientes em recuperação de álcool e drogas oportunidades terapêuticas, bem como oportunidades para canalizar suas emoções e experiências. A fotografia torna-se um meio de auto-reflexão e cura, permitindo que os participantes expressem seus pensamentos e sentimentos visualmente. Participar do processo criativo pode ajudar a desenvolver um senso de atenção plena, reduzir o estresse e promover o crescimento pessoal. Em um ambiente de apoio sem julgamentos para que os indivíduos se conectem com outras pessoas que enfrentam problemas semelhantes, desenvolvendo assim um senso de pertencimento e comunidade.

Através de atividades de perguntas e respostas, falamos sobre a construção histórica da fotografia, até os tempos atuais, mostrando alguns recursos que eram usados antigamente em reflexo das tecnologias atuais. Também apresentamos imagens e fotografias com conceitos pré-definidos, onde os participantes eram convidados a observar e falar as suas percepções e sentimentos diante das imagens. Apresentando essas imagens, foram discutidos conceitos básicos sobre percepção, criatividade, imaginação, luzes e sombras, além da percepção do espaço físico local. Após essa apresentação foram divididos grupos de três a quatro pessoas para realização das fotografias acompanhadas de monitores da oficina.

Então, de modo geral, a oficina de fotografia experimental é de imensa importância, pois desenvolve a criatividade, estimula a auto expressão e cultiva o senso de diversão e perspectiva em crianças e pacientes em reabilitação de álcool e drogas. Serve como uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e construção da comunidade, oferecendo aos indivíduos uma maneira de explorar seu potencial artístico e se envolver com o mundo de maneiras únicas e transformadoras.
Palavras-chave Comunicação, Fotografia, Experimental
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.