"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19526

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Marcela Aparecida Simoes da Silva
Orientador IDALENA OLIVEIRA CHAVES
Outros membros Carlos Henrique Tavares Brumatti, Guilherme Trielli Ribeiro, Hévila Vilela Siqueira, Josemara Rodrigues dos Santos
Título O Português como Língua de Herança: Levantamento de pesquisas e a produção de atividades linguísticas para o portal Tremelengueplh destinados a crianças e jovens
Resumo Este trabalho visa apresentar o andamento do projeto de pesquisa “O português como língua de herança e de acolhimento para crianças e jovens brasileiros e estrangeiros fora de suas culturas de origem”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto está ancorado em estudos da Linguística Aplicada sobre o ensino de português como língua estrangeira, língua de herança e de acolhimento, bem como as políticas linguísticas familiares. Tendo em vista o aumento de brasileiros que emigraram para países como Estados Unidos, Japão, Espanha, Alemanha, entre outros, e que ao estarem com a família no exterior ou ao constituírem famílias nutrem o desejo de manterem vínculos com o Brasil, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento feito sobre pesquisas desenvolvidas em torno do ensino de Português como Língua de Herança para crianças e jovens e apresentar propostas de atividades elaboradas pelos bolsistas e voluntários a fim de alimentar e manter o portal Tremelengueplh, criado em 2017 e destinado a essa modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa em andamento, portanto, os resultados das buscas se apresentam de forma parcial, e demonstram que (i) as principais produções a respeito deste tema datam do período entre 2017 e 2021, sendo 2019 o ano com maior número de publicações; (ii) há um maior número de artigos publicados em revistas acadêmicas; (ii) das 31 produções selecionadas, os países contemplados em maior número de estudos e ações foram Estados Unidos (5) e Japão (4). O levantamento evidenciou a pertinência de um portal no qual sejam disponibilizados materiais para auxiliar pais e professores. Desse modo, foram elaboradas, até o momento, nove atividades sobre alguns estados brasileiros,para compor as novas unidades sobre as regiões do Brasil. As atividades tratam de aspectos linguísticos do português e de elementos culturais, geográficos e gastronômicos de cada estado. As ações executadas até aqui nos conduzirão para as próximas etapas, em que pesquisaremos sobre as escolas mineiras que têm crianças migrantes matriculadas e como o projeto poderá apoiar as ações de ensino do português como língua não materna.
Palavras-chave português língua de herança, ensino, atividades linguísticas.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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