Resumo |
Este trabalho visa apresentar o andamento do projeto de pesquisa “O português como língua de herança e de acolhimento para crianças e jovens brasileiros e estrangeiros fora de suas culturas de origem”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto está ancorado em estudos da Linguística Aplicada sobre o ensino de português como língua estrangeira, língua de herança e de acolhimento, bem como as políticas linguísticas familiares. Tendo em vista o aumento de brasileiros que emigraram para países como Estados Unidos, Japão, Espanha, Alemanha, entre outros, e que ao estarem com a família no exterior ou ao constituírem famílias nutrem o desejo de manterem vínculos com o Brasil, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento feito sobre pesquisas desenvolvidas em torno do ensino de Português como Língua de Herança para crianças e jovens e apresentar propostas de atividades elaboradas pelos bolsistas e voluntários a fim de alimentar e manter o portal Tremelengueplh, criado em 2017 e destinado a essa modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa em andamento, portanto, os resultados das buscas se apresentam de forma parcial, e demonstram que (i) as principais produções a respeito deste tema datam do período entre 2017 e 2021, sendo 2019 o ano com maior número de publicações; (ii) há um maior número de artigos publicados em revistas acadêmicas; (ii) das 31 produções selecionadas, os países contemplados em maior número de estudos e ações foram Estados Unidos (5) e Japão (4). O levantamento evidenciou a pertinência de um portal no qual sejam disponibilizados materiais para auxiliar pais e professores. Desse modo, foram elaboradas, até o momento, nove atividades sobre alguns estados brasileiros,para compor as novas unidades sobre as regiões do Brasil. As atividades tratam de aspectos linguísticos do português e de elementos culturais, geográficos e gastronômicos de cada estado. As ações executadas até aqui nos conduzirão para as próximas etapas, em que pesquisaremos sobre as escolas mineiras que têm crianças migrantes matriculadas e como o projeto poderá apoiar as ações de ensino do português como língua não materna. |