"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19523

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Economia
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Jadhe de Souza Damasceno
Orientador DENIS ANTONIO DA CUNHA
Título Debate sobre mudança climática em aulas de Economia Rural: análise do conhecimento estudantil e contribuição para o aprendizado
Resumo A mudança climática representa um enorme desafio com o qual a sociedade precisa lidar no século XXI. A educação superior tem importante papel nesse debate, integrando o tema em suas várias áreas científicas. Nesse contexto, esta pesquisa analisou o conhecimento sobre mudança climática de estudantes de Ciências Agrárias matriculados na disciplina “ERU 300 – Economia Rural” da Universidade Federal de Viçosa. Os dados foram coletados em dois semestres (2022/2 e 2023/1), utilizando questionários semi-estruturados, nos quais os estudantes avaliavam seu conhecimento sobre o tema por meio da Escala Likert e explicavam como compreendiam a relação entre mudança climática e a produção agropecuária brasileira. A pesquisa contou com a participação voluntária de 161 estudantes, sendo a maior parte dos cursos de Agronomia (66%) e Zootecnia (13%). Grande parte dos estudantes considera seu conhecimento sobre mudança climática médio (53%) ou alto (23%). Quando se trata de relacionar o fenômeno à produção agropecuária, a maioria dos estudantes demonstrou ter compreensão incompleta: 66% concordaram que a mudança do clima já está prejudicando o setor agrícola e que esse efeito negativo tende a se intensificar no futuro; ao mesmo tempo, 63% afirmaram não concordar (ou não tinham opinião formada) que a produção agropecuária contribui para o agravamento da mudança climática devido às emissões de gases de efeito estufa (GEE). É importante ressaltar que ambos os fatos são amplamente comprovados pela literatura científica. Quando se trata de estratégias de adaptação e mitigação das emissões de GEE na agropecuária, 50% e 62% dos estudantes, respectivamente, afirmaram possuir conhecimento baixo. Após esse diagnóstico inicial, ao longo do semestre os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre mudança climática de modo aplicado, em lições que uniam a teoria econômica e situações reais de produção, consumo e mercado de produtos agropecuários. Ao final da disciplina, foram questionados sobre a utilidade da discussão para o entendimento dos conceitos econômicos e para a futura carreira, bem como a contribuição para a melhoria da percepção de conhecimento sobre a temática. Cerca de 95% dos estudantes afirmaram que o debate sobre mudança climática não desviou o foco da disciplina e, principalmente, ajudou a compreender mais sobre o tema e os conteúdos econômicos, bem como relacioná-los às suas respectivas áreas de atuação profissional. A pesquisa permitiu concluir que discutir mudança climática no ensino superior pode contribuir para melhorar o entendimento do tema pelos estudantes. Ademais, associar mudança climática às aulas de Economia para estudantes de Ciências Agrárias é fundamental, pois permite que esses futuros profissionais compreendam a interação entre o meio ambiente e a economia agrícola. Essa conscientização é essencial para promover “práticas agrícolas inteligentes ao clima”, garantindo a segurança alimentar e a preservação dos recursos naturais.
Palavras-chave mudança climática, economia rural, conhecimento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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