"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19508

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Jayane da Silva Xavier Ricardo
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Camila Michele Barros, Clarice Lourdes da Silva, Victoria da Silva Rodrigues, Yuri Leandro Cupertino Silva
Título A atuação dos monitores do curso de Educação Infantil no Programa de Inclusão do LDI e LDH
Resumo O Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano (LDI e LDH) da UFV tem por finalidade acompanhar os bebês e as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, atuar na formação de professores e possibilitar a reflexão constante sobre o currículo para que atenda às necessidades e especificidades dos bebês e das crianças atendidas nos referidos laboratórios. Abrange os três pilares da Instituição Universitária, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, e promove a oportunidade de que os graduandos do Curso de Educação Infantil se aprofundem no tema, e tenham um espaço de reflexão e aprendizagem sobre as diferentes possibilidades de ensino e seus consequentes impactos na formação de bebês e crianças. Por meio dessas diretrizes, são oferecidos cursos de formação, oportunidade de desenvolvimento de pesquisas e bolsas de monitoria nos espaços do LDI e do LDH. No âmbito da monitoria, o Programa conta com 5 monitores (bolsistas) e 8 voluntários. Para futuros professores da Educação Infantil é importante que eles estejam em contato com o dia a dia de uma instituição de ensino que promova inclusão, não só pela vivência, mas também para a reflexão de saberes teóricos, auxiliando no atendimento das demandas diárias dos dois laboratórios. Antes dos monitores terem esse contato direto com as crianças, os monitores passam por um processo de formação que inclui temáticas como “Ética”, “Mitos e verdades sobre a inclusão”, “Estigmas”, “Relação família e escola”, “Capacitismo”, dentre outros assuntos”. Com o intuito de reforçar o caráter multidisciplinar do Programa, firmou-se uma parceria com a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) da UFV. O trabalho com a UPI dá a dimensão de como a Universidade constrói seus planos de inclusão, logo orienta em certo ponto o Programa, para que exista unidade nas ações. A UPI também participa das discussões do Programa, fomentando a troca dos saberes e conhecimentos, e ajuda a promover debates e capacitações para os monitores. Além disso, os monitores realizam leituras de artigos, livros, participam de palestras, seminários e grupos de estudos, para enriquecer o conhecimento e ter uma base teórica-aprofundada sobre as temáticas e realizam reuniões semanais para discussão e compartilhamento de experiências ou dificuldades vividas. A inclusão escolar é uma forma de garantir que as crianças possam exercer seus direitos de aprender, brincar e se desenvolver, desmistificando-o preconceito da sociedade com os bebês e as crianças com deficiência. Pois, a educação inclusiva é global, livre de preconceitos, reconhece e valoriza as diferenças das crianças. Neste sentido, as atividades exercidas pelo Programa de Inclusão, no âmbito da monitoria, ajudam a construir um espaço privilegiado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão para a construção de saberes dos estudantes e reflexão sobre a inclusão de uma forma mais ampla na sociedade.
Palavras-chave Educação Infantil, Inclusão, monitoria
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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