"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19499

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ENZO HIDEKI MATSUMOTO RIBEIRO
Orientador ALESSANDRA GOMES MENDES TOSTES
Outros membros WEBSTER SAMUEL SOARES RODRIGUES
Título As identidades juvenis construídas a partir do ingresso no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Resumo A escola é, por sua natureza, um espaço de construção e reconstrução de identidades
sociais. Vivenciar e compartilhar experiências neste espaço implica num compromisso
contínuo com a necessidade de refletir sobre em quais bases as identidades são
construídas pelos sujeitos sociais, principalmente os jovens, que nele se encontram,
e quais são seus efeitos nas sociabilidades geradas a partir dele. Neste sentido,
partimos do pressuposto de que é necessário adentrar nos contextos dessas
vivências, nos cotidianos dos jovens a fim de compreender o sentimento de
pertencimento e como eles compartilham e representam símbolos e valores. A
presente pesquisa objetiva o estudo da construção das identidades juvenis no ensino
médio público no Colégio de Aplicação da UFV a partir do espaço escolar. Foram
mobilizados alguns códigos e seus significados estéticos como o ‘prisma’ composto
das quatro cores, muito utilizado na representação do colégio, e algumas narrativas
pessoais acerca das vivências ocorridas durante a realização do ensino médio no
Cap-Coluni. Outros dois elementos, foram norteadores da pesquisa: os afastamentos
dos estudantes e do espaço escolar físico durante a suspensão das atividades
presenciais devido à pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021, e a adoção
das ações afirmativas para ingresso na 1a série a partir de 2022. Por isso, o recorte
está nos estudantes ingressantes no triênio 2021-2023. Adotando dois eixos
epistemológicos _ empírico-analítico e crítico-dialético, realizou-se uma revisão
bibliográfica sobre os três conceitos norteadores da pesquisa, a saber: escola,
juventudes, identidades, pertencimentos e a e suas confluências. Passou-se a busca
de meios para a compreensão das relações microssociológicas, interligadas às
macrossociológicas da identidade na juventude escolar. Como exercícios
epistemológicos foram acessados materiais audiovisuais retratando realidades
escolares na França e no Brasil que dialogam com a percepção da escola enquanto
espaço de sociabilidades e as problemáticas institucionais. Seguiu-se à observação
do espaço escolar (espaços de circulação e salas de aula) a partir de roteirização
envolvendo os pilares da pesquisa - escola, juventudes, identidades e pertencimentos.
Os dados referentes às observações estão sendo sistematizados para incorporação
à pesquisa.
Palavras-chave IDENTIDADE, JUVENTUDE, ESCOLA e SOCIABILIDADES
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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