"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19490

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Inteligência Artificial
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ian Andrade Mendes
Orientador RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Título Integração de modelos de linguagem e chatbot para atendimento de demandas institucionais em ambiente acadêmico
Resumo Com a crescente demanda atual por informações de alto nível, qualidade e rapidez o uso de novas tecnologias como a inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum em diversos setores do mercado brasileiro. Por conseguinte, houve um aumento significativo em investimentos no mercado de informação. O mercado de informação, apresenta uma característica peculiar de que oferta gerar demanda, diferente do mercado tradicional, no qual a demanda que gera a oferta. O setor de atendimento ao cliente é fundamental em diversas indústrias e segmentos, pois desempenham um essencial na interação entre as empresas e seus clientes. Tendo em vista a necessidade de oferecer serviços de atendimento eficaz e eficiente, o uso de chatbots vinculados a IA se tornou mais difundidos entre as empresas, proporcionando atendimentos personalizados a baixo custo para o usuário. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma aplicação com integração entre chatbot e um banco de dados, por meio do uso de IA que auxilie a comunicação e suporte ao aluno, possibilitando maior facilidade de acesso às informações sobre o Departamento de Engenharia Elétrica (DEL) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Uma interface para interação entre aluno e chatbot, utilizando modelos de linguagem conhecidos, tais como GPT-4 e Falcon LLM, está sendo desenvolvida, além da criação de um banco de dados atualizado sobre as informações do DEL e de seus colaboradores. O desenvolvimento da aplicação está sendo feita em linguagem Python para facilitar a integração entre os modelos de IA com o framework LangChain. O banco de dados de vetores escolhido para a aplicação é o Chroma e o servidor de hospedagem foi fornecido pela Kaggle Inc. Inicialmente, documentos fornecidos pelo DEL são divididos em pedaços menores de texto, codificados em vetores e armazenados no banco de dados. Ao realizar uma pergunta, o texto fornecido é codificado em vetor e então comparado para uma busca semântica. Os resultados são classificados e enviados ao modelo de linguagem que gera a resposta mais adequada. Até o momento a integração básica entre o modelo de linguagem e o chatbot estão funcionando em testes fechados. Testes preliminares mostraram a capacidade da aplicação responder perguntas sobre os documentos fornecidos. Por meio do uso do chatbot, espera-se mais eficiência e rapidez no suporte aos alunos do curso de engenharia elétrica e uma aplicação ampla para os demais cursos da UFV.
Palavras-chave Inteligência artificial, Chatbot, Modelo de linguagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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