ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Sociologia |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Primeiro autor | LUISA LOPES DE SOUZA |
Orientador | ALESSANDRA GOMES MENDES TOSTES |
Título | A trajetória do ensino de sociologia no Colégio de Aplicação da UFV, no período de 2008 a 2022 – quem ministra o quê na disciplina? |
Resumo | O presente projeto de pesquisa surgiu a partir das análises das mudanças nas matrizes curriculares no ensino médio, com recorte no Colégio de Aplicação da UFV – CAp/Coluni, desde sua implementação obrigatória na matriz curricular do Ensino Médio em 2008. O enfoque da pesquisa está nos profissionais envolvidos com o processo de implementação da sociologia no colégio, compondo a equipe pedagógica e o corpo docente. O trabalho tem como objetivo o entendimento dessa dinamicidade da disciplina, a partir da análise dos conteúdos programáticos a partir de 2008 até 2022, das reuniões do Colegiado e da Comissão Pedagógica. O recorte temporal incluiu o período de início da implementação da Base Nacional Curricular e da Reforma do Ensino Médio como política de educação nacional conforme a Lei 13.415 de 16/02/17 que estabelece as leis, diretrizes e bases da educação, a Portaria 1.570 de 21/12/2021 que prevê a implementação da nova BNCC e a Portaria 521 de 13/07/2021 que estabelece o cronograma de implementação da Reforma. A metodologia aplicada permitiu a análise de documentos primários com o estudo de diários de classes, das atas de colegiados e de documentos institucionais. Ainda como metodologia, considerou-se o elemento subjetivo e a autorreflexão da bolsista e da orientadora, pois são sujeitos-objetos da pesquisa. Como resultados e considerações, observou-se as característica distintas dos perfis profissionais dos docentes como elemento de influência direta quanto à seleção dos temas e preferências metodológicas adotadas na disciplina e, interligado à condição destes profissionais, o contexto social no qual estão inseridos seguindo a dinâmica da própria sociedade e o processo de institucionalização da disciplina no Coluni e na UFV. Outro ponto relevante nos resultados, está na interferência direta no desenvolvimento da disciplina, assim como na execução da política pública para a educação no país, da pandemia global pelo vírus da COVID-19 no período de 2020 à 2021, impondo condições restritivas de convívio escolar presencial e impôs o uso de tecnologias virtuais de comunicação e informação. |
Palavras-chave | sociologia, ensino médio, matriz curricular |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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