"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19483

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor LUISA LOPES DE SOUZA
Orientador ALESSANDRA GOMES MENDES TOSTES
Título A trajetória do ensino de sociologia no Colégio de Aplicação da UFV, no período de 2008 a 2022 – quem ministra o quê na disciplina?
Resumo O presente projeto de pesquisa surgiu a partir das análises das mudanças nas
matrizes curriculares no ensino médio, com recorte no Colégio de Aplicação da
UFV – CAp/Coluni, desde sua implementação obrigatória na matriz curricular
do Ensino Médio em 2008. O enfoque da pesquisa está nos profissionais
envolvidos com o processo de implementação da sociologia no colégio,
compondo a equipe pedagógica e o corpo docente. O trabalho tem como
objetivo o entendimento dessa dinamicidade da disciplina, a partir da análise
dos conteúdos programáticos a partir de 2008 até 2022, das reuniões do
Colegiado e da Comissão Pedagógica. O recorte temporal incluiu o período de
início da implementação da Base Nacional Curricular e da Reforma do Ensino
Médio como política de educação nacional conforme a Lei 13.415 de 16/02/17
que estabelece as leis, diretrizes e bases da educação, a Portaria 1.570 de
21/12/2021 que prevê a implementação da nova BNCC e a Portaria 521 de
13/07/2021 que estabelece o cronograma de implementação da Reforma. A
metodologia aplicada permitiu a análise de documentos primários com o estudo
de diários de classes, das atas de colegiados e de documentos institucionais.
Ainda como metodologia, considerou-se o elemento subjetivo e a autorreflexão
da bolsista e da orientadora, pois são sujeitos-objetos da pesquisa. Como
resultados e considerações, observou-se as característica distintas dos perfis
profissionais dos docentes como elemento de influência direta quanto à
seleção dos temas e preferências metodológicas adotadas na disciplina e,
interligado à condição destes profissionais, o contexto social no qual estão
inseridos seguindo a dinâmica da própria sociedade e o processo de
institucionalização da disciplina no Coluni e na UFV. Outro ponto relevante nos
resultados, está na interferência direta no desenvolvimento da disciplina, assim
como na execução da política pública para a educação no país, da pandemia
global pelo vírus da COVID-19 no período de 2020 à 2021, impondo condições
restritivas de convívio escolar presencial e impôs o uso de tecnologias virtuais
de comunicação e informação.
Palavras-chave sociologia, ensino médio, matriz curricular
Forma de apresentação..... Painel
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