"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19482

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Kallaz da Silva Pimentel
Orientador BIANCA APARECIDA LIMA COSTA
Título Reconectando produção e consumo: estratégias de promoção dos circuitos curtos de comercialização
Resumo A Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar - Quintal Solidário é realizada na sede da Seção Sindical dos Docentes (ASPUV) da UFV, no município de Viçosa-MG, semanalmente, desde 2016, com apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV). O presente resumo objetiva relatar o processo de autogestão diante as estratégias utilizadas para expandir o público e contribuir com a formação dos(as) expositores(as) inseridos na proposta, através do projeto de extensão “Circuitos Curtos de Comercialização, Economia Solidária e Agricultura Familiar: (re)conectando produção e consumo pós-pandemia”, contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (01-2023-PIBEX) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A ação extensionista apresentada propõe contribuir com o fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização. Nesse sentido, ações direcionadas à organização e divulgação do projeto são fundamentais para promover temas como: economia solidária; agricultura familiar; agroecologia; segurança alimentar e nutricional; consumo consciente; entre outros. Sendo assim, as atividades extensionistas realizadas, no período de abril a julho de 2023, compreenderam: formulação de identidade visual com cores e elementos que representam a feira; postagens diárias nas redes sociais; apoio a realização das reuniões de da coordenação e assembleias gerais dos(as) expositores(as); apoio à organização da programação semanal e articulação com parceiros; publicações informativas que agregam conhecimento para os(as) consumidores(as); prospecção de novos consumidores(as) e expositores(as); apoio à realização de oficinas de formação, entre outros métodos desenvolvidos de maneira autogestionária. Foi possível observar como resultado o aumento do público na feira a partir do alcance obtido pela realização da proposta. Pode-se destacar, por exemplo que, no mês de julho, foram alcançados 36,5% a mais de perfis no Instagram, aumentando o engajamento em 62% em relação ao mês de junho sendo que 2,2% é a porcentagem de novos seguidores na página do Quintal Solidário nesse intervalo de tempo. Como conclusão, ressalta-se que os resultados da extensão universitária podem ser positivos quando há uma contribuição de mão dupla, permitindo a ação transformadora que promove a formação do discente e a vivência comunitária. Por outro lado, é necessário avançar na ampliação do público que se mantém abaixo do mobilizado antes da pandemia da Covid-19.
Palavras-chave extensão universitária, agroecologia, economia solidária
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.