"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19479

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Yasmin Cristina Souza da Silva
Orientador PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA
Título Estágio supervisionado e formação de professores de Educação Física: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental
Resumo Introdução: O estágio obrigatório se configura como uma etapa importante na formação docente, uma vez que, ao chegar na escola o estudante confronta a realidade escolar com a teoria, proporcionando aprendizados e reflexões. Sendo assim, o estágio como campo de formação, é fundamental para que graduandos possam construir e reconstruir sua prática docente em situações reais de acordo com o contexto de cada turma ou escola. Objetivo: Este resumo tem como objetivo relatar a experiência no estágio supervisionado nos anos finais do ensino fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolvimento: O estágio foi realizado em uma escola estadual, localizada na cidade de Viçosa. Após contato inicial com a escola, iniciou-se a fase de realização do estágio. Para tanto, este foi organizado em três momentos, à saber: observação, planejamento e regência. Durante o estágio, foram ministradas aulas para o 5º e 8º ano do ensino fundamental. Resultados: Na etapa de observação, constatou-se que alguns professores não seguiam uma sequência e progressão didática dos conteúdos, transparecendo falta de intencionalidade pedagógica e o conteúdo variava entre jogos, brincadeiras e, às vezes, futsal, este último solicitado pelos alunos. A partir do exposto, o planejamento das aulas foi realizado com o propósito de criar uma sequência didática que facilitasse o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, trazendo conteúdos diferentes dos abordados em aula pelo professor supervisor. O período de regência aconteceu ao longo de dez aulas. Para o 5º ano, o conteúdo escolhido foi a ginástica geral, enquanto para o 8º ano foi selecionada a ginástica de conscientização corporal. A escolha do conteúdo ginástica teve como objetivo diversificar as práticas corporais e estimular habilidades motoras fundamentais nos alunos. A aceitação do conteúdo foi melhor na turma do 5º ano, na qual a maioria dos alunos participou das aulas e executaram as atividades propostas. Já na turma do 8º ano houve maior resistência ao conteúdo e muitos alunos se mostraram desinteressados, com alguns deles não participando das aulas. Em relação ao comportamento dos alunos, estes se dispersavam facilmente e alguns se recusavam a participar das atividades propostas. Considerações: Conclui-se que a partir da ação da estagiária, os alunos puderam vivenciar um conteúdo muitas vezes negligenciado na educação física escolar e ampliar suas concepções sobre a ginástica e sua aplicação na vida diária. Ademais, a experiência formativa no ambiente escolar, permitiu uma maior compreensão da dinâmica escolar, bem como dos desafios que emergem a partir da prática pedagógica do professor.
Palavras-chave Educação física, estágio, ginástica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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