Resumo |
Introdução: O estágio obrigatório se configura como uma etapa importante na formação docente, uma vez que, ao chegar na escola o estudante confronta a realidade escolar com a teoria, proporcionando aprendizados e reflexões. Sendo assim, o estágio como campo de formação, é fundamental para que graduandos possam construir e reconstruir sua prática docente em situações reais de acordo com o contexto de cada turma ou escola. Objetivo: Este resumo tem como objetivo relatar a experiência no estágio supervisionado nos anos finais do ensino fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolvimento: O estágio foi realizado em uma escola estadual, localizada na cidade de Viçosa. Após contato inicial com a escola, iniciou-se a fase de realização do estágio. Para tanto, este foi organizado em três momentos, à saber: observação, planejamento e regência. Durante o estágio, foram ministradas aulas para o 5º e 8º ano do ensino fundamental. Resultados: Na etapa de observação, constatou-se que alguns professores não seguiam uma sequência e progressão didática dos conteúdos, transparecendo falta de intencionalidade pedagógica e o conteúdo variava entre jogos, brincadeiras e, às vezes, futsal, este último solicitado pelos alunos. A partir do exposto, o planejamento das aulas foi realizado com o propósito de criar uma sequência didática que facilitasse o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, trazendo conteúdos diferentes dos abordados em aula pelo professor supervisor. O período de regência aconteceu ao longo de dez aulas. Para o 5º ano, o conteúdo escolhido foi a ginástica geral, enquanto para o 8º ano foi selecionada a ginástica de conscientização corporal. A escolha do conteúdo ginástica teve como objetivo diversificar as práticas corporais e estimular habilidades motoras fundamentais nos alunos. A aceitação do conteúdo foi melhor na turma do 5º ano, na qual a maioria dos alunos participou das aulas e executaram as atividades propostas. Já na turma do 8º ano houve maior resistência ao conteúdo e muitos alunos se mostraram desinteressados, com alguns deles não participando das aulas. Em relação ao comportamento dos alunos, estes se dispersavam facilmente e alguns se recusavam a participar das atividades propostas. Considerações: Conclui-se que a partir da ação da estagiária, os alunos puderam vivenciar um conteúdo muitas vezes negligenciado na educação física escolar e ampliar suas concepções sobre a ginástica e sua aplicação na vida diária. Ademais, a experiência formativa no ambiente escolar, permitiu uma maior compreensão da dinâmica escolar, bem como dos desafios que emergem a partir da prática pedagógica do professor. |