"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19456

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade do Estado de Minas Gerais
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor BRUNA ANDRADE SOARES
Orientador Carla Maria Nogueira de Carvalho
Título Plataforma Digital Diálogos em Educação Especial: Inclusão e Humanização
Resumo O direito de todos à educação e à escolarização é um debate atual e necessário. Então, o projeto de extensão denominado “Plataforma Digital Diálogos em Educação Especial: Inclusão e Humanização” foi criado na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) a partir das demandas vividas pelas instituições educacionais que, mediante a legislação atual, que pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação  Especial  (pessoas  com  deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação), tiveram  um aumento  deste público em seu cotidiano e a necessidade  de implementação de ações, como  disponibilização de serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade e estratégias que promovam a participação destes estudantes na vida escolar, ou seja , a inclusão. Nessa direção, o projeto tem como objetivos: fomentar a formação docente para a Educação Especial no Ensino Superior e na Educação Básica; dialogar com o corpo docente e demais interessados a favor do desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva, contribuindo para o atendimento das especificidades do alunado da Educação Especial na escola regular; potencializar discussões e ações sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Tem como público alvo direto os docentes da UEMG e da educação básica e superior do Estado de Minas Gerais  e como público indireto todos os docentes, acadêmicos das licenciaturas e/ou áreas afins, bem como pais ou demais profissionais que tenham interesse pela temática em questão. Para atingir seus objetivos elaborou-se a  plataforma digital em questão que disponibiliza, de forma gratuita, conteúdos voltados para a educação especial numa perspectiva inclusiva, como: artigos, reportagens, material didático, podcasts, oficinas, cursos e um canal de comunicação aberto para toda a comunidade através de e-mail, para escuta da demanda de professores, pais e da comunidade em geral. Também realiza : rodas de conversa, palestras e aulões  online e de forma síncrona e no final de cada evento, os ouvintes e palestrantes recebem o certificado de participação com a respectiva carga horária. Para corroborar com o projeto foi criado um grupo de estudos que se reúne quinzenalmente, de forma online. Por meio dessas ações e já com 5 anos de existência, a plataforma tem hoje em torno de 1000 pessoas inscritas, além de 40 voluntários localizados em três estados diferentes: Minas Gerais, São Paulo e Goiás e parceria com a AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica), Secretarias de Educação dos Municípios de Lagoa Santa e Campanha e da Superintendência Regional de Ensino de Varginha. Mediante o crescente resultado e com base nas avaliações recebidas a cada evento realizado, infere-se que o projeto em questão tem alcançado seus objetivos e, nesse sentido, segue em seu propósito, ou seja, a defesa e a luta a favor da concretização de uma escola de todos e para todos: uma educação inclusiva.
Palavras-chave Plataforma Digital, Inclusão, Formação Docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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